UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Fotos que mostram ‘governo federal trabalhando’ são antigas e foram tiradas em rodovia estadual de SP
08.06.2021 - 15h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma montagem com o antes e depois de um trecho de uma estrada. A legenda da imagem afirma que enquanto “parasitas” atacam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo federal estaria trabalhando e finalizando obras para a população. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Enquanto os parasitas atacam o Presidente, o governo federal segue trabalhando… Imagem linda”
Texto em imagem que, até as 15h do dia 8 de junho de 2021, tinha compartilhado por mais de 800 pessoas no Facebook
Falso
O trecho da estrada mostrado nas imagens não foi pavimentado pelo governo federal, e nem durante a gestão de Bolsonaro. As fotografias mostram a SP-321 (Rodovia Cezário José de Castilho), sob responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Obras de duplicação na estrada, em um trecho de 67 quilômetros entre as cidades de Bauru e Catanduva, foram concluídas pelo governo paulista em 2015. A imagem da obra finalizada pode ser vista no perfil do Flickr do Governo de São Paulo e também no site Fotos Públicas.
Em fevereiro de 2015, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou a estrada que, segundo as autoridades paulistas, recebeu um investimento de R$ 186,2 milhões.
A foto da estrada ainda em construção pode ser encontrada na ferramenta de busca reversa Tineye, que registra que essa imagem esteve presente no site do governo de São Paulo em setembro de 2014. Ela não aparece mais no site. Contudo, é possível reparar, comparando as duas fotos, que se trata da mesma localidade.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital