UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que jovem pedindo ‘maconhaço’ pró-Lula é filha de Maria do Rosário
10.06.2021 - 19h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais o vídeo de uma jovem fazendo um convite para um grande “maconhaço” em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da democracia. O evento teria sido marcado durante a pandemia da Covid-19. Segundo a legenda, a garota que aparece na gravação e que estaria organizando o protesto seria filha da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“EM QUARENTENA, filha de Maria do Rosário organiza manifestação a Lula”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 17h de 10 de junho de 2021, tinha mais de 75 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A mulher que aparece no vídeo não é filha da deputada Maria do Rosário. A gravação foi publicada originalmente na página humorística Fernanda Minazzi – um trocadilho com o termo “feminazi”, usado para chamar feministas de radicais –, que costuma satirizar pautas da esquerda. Em 2019, a própria humorista já chegou a publicar um post para dizer que não é filha da parlamentar, e que esperava ser chamada pela Comissão Parlamentar de Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News para esclarecer o fato.
Não é a primeira vez que vídeos desse canal são usados para dizer que a jovem é filha da parlamentar. Em 2019, a Lupa desmentiu outro vídeo que circulou nas redes sociais com a falsa informação que a comediante seria filha da deputada. Na gravação, ela defendia traficantes, dizendo que são apenas pessoas marginalizadas e que “ajudam” muito os estudantes. Além do vídeo, a publicação circulava com uma foto real da filha de Maria do Rosário, dando a entender que se tratava da mesma pessoa. Em abril desse ano, perfis de extrema-direita voltaram a atacar a filha da deputada com informações falsas.
Em nota, a assessoria de imprensa da deputada federal afirmou que se trata de um vídeo antigo, que circula de tempos em tempos. Também enviou o texto de um post publicado por Maria do Rosário no seu perfil oficial no Instagram em abril, desmentindo a publicação. “Infelizmente, em alguns momentos, vi minha própria filha ser atacada na internet, de forma vil. Muitos dos nossos algozes ocupam o governo federal e a base deste governo indecente”, escreveu. “E a mentira de tempos em tempos é reciclada e torna a emergir do esgoto da internet para nos atacar.”
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital