UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Eriksen tomou vacina da Pfizer antes de parada cardíaca durante jogo da Eurocopa
14.06.2021 - 17h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o jogador de futebol Christian Eriksen, que teve uma parada cardíaca durante uma partida de futebol no último sábado (12), teria sido imunizado com a vacina da Pfizer em maio. O texto diz que o meio-campista, jogador da Inter de Milão e da seleção dinamarquesa, supostamente, teve um coágulo sanguíneo ou miocardite na ocasião, o que estaria conectado com sua vacinação. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“O médico-chefe e cardiologista da equipe italiana confirmou via rádio italiana que Eriksen havia recebido a vacina Pfizer em 31 de Maio. Há especulações de que ele teve coágulo sanguíneo ou miocardite, nada ainda confirmado em relação à vacina, mas o questionamento é grande”
Mensagem que, até as 17h do dia 14 de junho de 2021, tinha sido retuitada por mais de mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em entrevista ao canal Rai Sport, o diretor executivo do Inter de Milão, Giuseppe Marotta, disse que o jogador Christian Eriksen ainda não foi vacinado contra a Covid-19, e que ele nunca teve a doença. Nas redes sociais do meio-campista (aqui e aqui), não há nenhuma referência a sua suposta vacinação.
O boato começou a circular fora do Brasil e originalmente citava o nome da rádio italiana supostamente responsável pela informação, a Radio Sportiva. No Twitter, o próprio veículo desmentiu a informação no domingo (13).
No sábado (12), em Copenhague, Eriksen teve um mal súbito em campo durante partida entre a Dinamarca e a Finlândia, válida pela primeira rodada da Eurocopa. O médico da seleção dinamarquesa, Morten Boese, disse que o jogador teve uma parada cardíaca. O motivo desse problema de saúde ainda não está claro, já que exames anteriores não apontavam problemas de saúde. Em nota, a Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU, em inglês) comunicou que Eriksen está melhorando rapidamente e que se encontra no hospital em condição estável.
Essa informação também foi verificada pelo site Fato ou Fake, e, no exterior, pela agência de notícias Reuters.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital