UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que mostra governador da Bahia sem máscara dançando forró
16.06.2021 - 16h25
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Jaques Wagner (PT-BA) dançando forró sem máscara. A legenda afirma que os políticos não seguem as medidas que eles mesmo indicam para a população. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
A TURMA DO FIQUE EM CASA E DA CPI DA CLOROQUINA TODOS SEM MÁSCARAS NO FORRÓ NO FINAL DE SEMANA NA BAHIA
Governador da Bahia Rui Costa
Senador da CPI Otto AlencarSenador Jaques Wagner”
Mensagem que circula junto com vídeo no WhatsApp
Falso
O vídeo analisado pela Lupa é antigo. As imagens foram feitas em 2018, quando o governador da Bahia, Rui Costa, e os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner visitaram Irecê, município da Bahia. Ou seja, é anterior à pandemia da Covid-19. O vídeo foi postado originalmente no canal do YouTube ”Irecê BA minha cidade” em maio daquele ano. Em seu Twitter, Rui Costa postou outros vídeos e imagens mostrando que estava na região para inaugurar estradas e praças (veja aqui, aqui e aqui).
No final do mês, o Jornal Grande Bahia indicou que o vídeo do governador dançando forró já estava sendo tirado de contexto para atacar o político. Naquela época, circulou pelas redes sociais que o governador estaria em uma festa enquanto os caminhoneiros entraram em greve. O veículo esclareceu que o vídeo era anterior à manifestação dos caminhoneiros.
A iniciativa “Bahia contra Fake”, do governo da Bahia, indicou que a informação falsa voltou a circular pelas redes sociais neste ano. “Os responsáveis pela fake news serão denunciados e responsabilizados judicialmente pela disseminação das informações falsas na internet”, informou.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital