UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que IME e ITA ofereceram protótipo de urna eletrônica com voto impresso para o TSE
23.06.2021 - 18h47
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) teriam entrado em contato com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se oferecido para fazer um protótipo de uma urna eletrônica que fosse capaz de imprimir o voto do eleitor. O TSE, por sua vez, teria recusado. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“O Instituto Tecnológico da Aeronáutica se ofereceu para fazer um protótipo das urnas eletrônicas com voto impresso. O Instituto de engenharia militar também se ofereceu ao TSE para que produzissem esse protótipo de voto impresso nas urnas eletrônicas. Eles não aceitaram, eles recusaram ajuda dos institutos. Sem motivo aparente”
Vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. As assessorias de imprensa do Exército, responsável pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e da Força Aérea Brasileira, responsável pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), informaram que não desenvolveram nenhuma urna eletrônica capaz de imprimir o voto do eleitor. Em ambos os casos, os institutos disseram que não existe um estudo ou projeto para desenvolver esse equipamento atualmente.
O boato verificado pela Lupa é antigo e já havia sido desmentido pelo TSE em 2018. Ele voltou a circular após a Câmara dos Deputados voltar a discutir a PEC 135/2019, que prevê que as urnas eletrônicas passem a imprimir o voto nas eleições brasileiras. Os congressistas a favor da proposta indicam que essa seria uma forma de ter urnas auditáveis, porém o TSE já sinalizou que terá problemas para implementar essa proposta nas eleições de 2022, caso seja aprovada.
Essa informação falsa foi desmentida pelo UOL Confere.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
21.05.2024 - 14h04
Rio Grande do Sul
É falsa imagem viral de homem resgatando bebê em rua alagada no RS

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra um homem que chora ao resgatar um bebê em uma rua alagada. A legenda faz referência às enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. A Lupa analisou, por meio de ferramentas que identificam o uso da tecnologia em imagens, que o conteúdo foi gerado por IA.

Evelyn Fagundes
20.05.2024 - 17h37
Criptomoedas
Golpe usa imagem da jornalista Daniela Arbex com promessa falsa de ‘dinheiro fácil’

Circula em alguns sites que a jornalista Daniela Arbex teria revelado o “segredo” de sua renda extra e como consegue ganhar dinheiro fácil. Ela teria contado ao jornalista Marcelo Tas que investe em uma plataforma chamada “Trader Pro Alora”. É falso. Trata-se de um golpe que usa o nome da escritora para enganar usuários.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital