UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que mostra o Exército perfurando poço artesiano em Caicó, no Rio Grande do Norte
25.06.2021 - 14h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o Exército perfurando um poço na cidade de Caicó (RN). A legenda diz que os militares encontraram água na região, que seria a mais seca do Nordeste, em um volume capaz de atender 3 mil famílias. Como o post foi publicado em junho de 2019 e não faz nenhuma referência a outras datas, dá a entender que isso ocorreu durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“O Exército brasileiro encontrou água em Caicó RN zona mais seca do Nordeste abastecera 3.000 familias vamos divulgar porque a midia lixo não faz”Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até às 12h de 25 de junho de 2021, tinha mais de 36 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que mostra a perfuração do poço artesiano em Caicó foi gravado em 22 de setembro de 2015 – ou seja, não tem qualquer relação com o governo Bolsonaro. Na época, a prefeitura do município contratou o 1º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército para fazer as perfurações na região e, assim, reduzir os problemas com abastecimento de água. A Lupa desmentiu uma foto do mesmo poço, em março de 2019, que também estava sendo falsamente atribuída a uma obra de Bolsonaro.
O vídeo que mostra o momento em que jorra a água do poço foi publicado em 2015 por vários usuários no YouTube. Também ilustrou reportagens de veículos locais e blogs. Há dois anos, no entanto, a gravação voltou a ser compartilhada como se tivesse ocorrido em 2019. Mas recentemente, na mesma semana em que Bolsonaro visitou o Rio Grande do Norte, o vídeo voltou a circular nas redes sociais e também no YouTube sem que houvesse qualquer menção à data original em que foi registrado. A obra foi feita na área do antigo Hospital Psiquiátrico Milton Marinho, fechado em 2016.
Uma versão similar dessa checagem foi feita pelo Boatos.org.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital