UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É golpe vale-presente distribuído no WhatsApp para comemorar ‘50 anos do Atacadão’
06.07.2021 - 18h56
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp uma promoção que promete distribuir vales-presentes para celebrar os “50 anos” da rede de supermercados Atacadão. Ao clicar no link, o usuário entra em um site e precisa responder a um questionário com quatro perguntas e compartilhar o link com vários contatos e grupos para concorrer ao suposto prêmio, um vale-compras de R$ 500. Depois de cumprir o que foi pedido, a pessoa vê uma série de presentes e pode tentar a sorte para ganhar. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Parabéns!50º aniversário do Atacadão!Por meio do questionário, você terá a chance de ganhar um vale-presente Atacadão no valor de 500 reais”
Texto de suposta promoção que circula no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um golpe, criado com o objetivo de roubar dados dos usuários e fazê-los receber propagandas maliciosas, o que vai render dinheiro para os criminosos virtuais. A assessoria de imprensa do Atacadão afirmou, por WhatsApp, que se trata de uma falsa promoção de aniversário. “A empresa reforça que todo e qualquer anúncio de ofertas e promoções sobre o Atacadão são comunicados apenas através de seus canais oficiais de comunicação”, diz o texto. A rede surgiu em 1962 e, portanto, completa 59 anos em 2021 – não 50, como diz a mensagem.
O golpe tem um funcionamento bastante semelhante ao de outros já desmentidos pela Lupa no passado. Usa-se uma marca conhecida em um site que traz as cores e logotipos oficiais para conquistar a confiança da vítima. A exigência para que a pessoa compartilhe o link acaba levando a mensagem a se espalhar rapidamente, atingindo uma quantidade ainda maior de pessoas. E a simulação de que existe um sorteio também é falsa, porque as pessoas que clicam nas caixinhas que “escondem” o vale-presente sempre acabam sendo “premiadas” depois da primeira tentativa.
Em março, circularam pelo WhatsApp várias promoções falsas pelo Dia Internacional da Mulher, usando as marcas Renner, Adidas, Skol e Caixa Bank. Outro golpe similar surgiu em abril, prometendo relógios inteligentes e celulares pelos 60 anos do Magazine Luiza. Mais recentemente, criminosos virtuais usaram o nome do Mercado Livre para roubar dados, também simulando uma campanha para comemorar o aniversário do site. Outro tipo comum de mensagem enganosa são supostas pesquisas de satisfação, como as que usaram o nome da Coca-Cola e da Shopee.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Para saber mais sobre outros tipos de golpes, visite "Será que é Golpe?”. A plataforma reúne mais de 200 conteúdos verificados sobre diversos golpes digitais, além de fornecer orientações sobre o que fazer caso você já tenha sido vítima de um golpe.

Recebeu algo e desconfia que seja golpe? Clique aqui e envie para a Lupa checar.


Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.06.2025 - 16h26
Justiça
É uma sátira post sobre juiz que concedeu habeas corpus à Carla Zambelli

Post nas redes sociais alega que um juiz italiano chamado Giuseppi Cacurta havia concedido um habeas corpus preventivo à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). É falso. Trata-se de uma sátira. O magistrado não existe, sua imagem tem como origem uma foto modificada de Eduardo Bolsonaro e seu nome é um trocadilho para pegadinhas.

Maiquel Rosauro
11.06.2025 - 18h44
Fraude
É golpe post que promete indenização a clientes do Banco do Brasil por dados vazados

Circula nas redes um post afirmando que clientes do Banco do Brasil podem receber R$ 17.240,90 como indenização por vazamento de dados. É falso. Trata-se de um golpe. A publicação não redireciona ao site oficial do banco, mas a um portal que pede dados pessoais e valores financeiros em troca da indenização – que não existe.

Evelyn Fagundes
11.06.2025 - 15h29
Política
Juiz que morreu em SE não investigava fraude do INSS e nem citou irmão de Lula no caso

É falso que o juiz Edinaldo Santos Júnior, encontrado morto em Aracaju, Sergipe, tenha pedido a inclusão de Frei Chico (irmão de Lula) em inquérito sobre fraudes no INSS. Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o magistrado não atuava em processos ligados ao caso nem tinha relação com as investigações.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital