UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ativação de Bluetooth no celular mostra pessoas vacinadas nas proximidades
08.07.2021 - 20h17
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem ativa a função Bluetooth do celular em um supermercado com várias pessoas. Em seguida, ele mostra a tela do aparelho, que exibe uma lista na qual cada linha é formada por um código com seis duplas de letras e números, separadas por dois pontos. Segundo o narrador da gravação, trata-se das pessoas vacinadas contra Covid-19 que estão no local. Elas poderiam ser detectadas por qualquer smartphone, uma vez que carregariam chips aplicados com os imunizantes. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Olha só. Tudo isso aqui é o pessoal que foi vacinado. Todo mundo que levou sua marquinha agora pode ser identificado. Isso é o que o meu Bluetooth está conseguindo pegar. É a marca do chip da vacina”
Áudio em post publicado no Facebook que, até as 15h de 8 de julho de 2021, tinha 7 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Os números que aparecem no visor do celular exibido no vídeo são endereços Bluetooth de dispositivos eletrônicos que usam essa tecnologia – como outros smartphones, fones de ouvido ou relógios inteligentes próximos. “Ele estava sintonizando todos os celulares do supermercado com o Bluetooth habilitado. São os Bluetooths dos celulares das pessoas que estavam no supermercado naquele instante”, afirmou, por telefone, o professor Marcelo Zuffo, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Todos os aparelhos com Bluetooth podem ser “vistos” quando alguém deixa essa função ativada. Isso permite que se faça o pareamento, ou seja, a conexão sem fio entre dois ou mais equipamentos munidos dessa tecnologia. Para ver os aparelhos próximos, basta ativar a função Bluetooth do celular. Com isso, uma busca pela área é feita automaticamente. Como há sempre várias pessoas em um supermercado – clientes ou funcionários –, a lista que aparece acaba sendo longa, como a que foi mostrada no vídeo. Se a pessoa repetir a experiência em casa, haverá poucos resultados ou nenhum. A Lupa fez o mesmo procedimento da gravação em um supermercado e obteve uma lista semelhante.
O código que aparece para designar cada dispositivo é o endereço Bluetooth definido pelos fabricantes. Todos os aparelhos com essa tecnologia recebem um identificador escrito em código hexadecimal, que consiste em seis duplas formadas por uma combinação dos algarismos de 0 a 9 e das letras A, B, C, D, E e F – por exemplo, 1A, 34 ou 2D – separadas por dois pontos. Os nomes comerciais atribuídos aos dispositivos não aparecem diretamente para garantir a privacidade. Por isso, abaixo desse código costuma vir a mensagem: “O nome do aparelho será exibido quando este aparelho estiver conectado”. É preciso haver o pareamento, o que só ocorre se o dono do outro equipamento autorizar. Não se deve, no entanto, fazer isso com dispositivos desconhecidos.
Além disso, não há qualquer registro de que tenha sido criado um dispositivo microscópico funcional com Bluetooth que poderia ser injetado com uma seringa em uma pessoa. Como os menores aparelhos com essa tecnologia, chamados de beacons, dependem de antenas e baterias, seu tamanho ainda está na casa de alguns poucos centímetros. Esses pequenos dispositivos usam o Bluetooth de Baixa Energia, ou BLE, na sigla em inglês, e têm múltiplos usos. Podem, por exemplo, monitorar a movimentação de clientes dentro de um supermercado para registrar hábitos de consumo ou oferecer promoções-relâmpago para quem passa em um determinado corredor, entre outras aplicações.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital