UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Luana Piovani não gravou áudio defendendo Bolsonaro e criticando urnas eletrônicas
23.07.2021 - 17h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um áudio que supostamente teria sido gravado pela atriz Luana Piovani. Na mensagem, ela estaria defendendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e criticando as urnas eletrônicas. “Se Bolsonaro não ganhar em primeiro turno eu acredito até nas urnas serem burladas, porque eu lembro quando Aécio tava ganhando, do nada, a Dilma virou”, diz a voz na gravação. Além disso, a mulher no áudio também aparece criticando o ex-ministro da Educação Fernando Haddad e outros países, como a Venezuela e a Bolívia. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Mensagem gravada pela Luana Piovani! Falou a pura realidade!! Fora comunismo!”
Texto que circula junto com vídeo no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O áudio que circula pelas redes sociais não foi gravado pela atriz Luana Piovani. Não há qualquer registro em reportagens ou nas redes sociais que comprove que a gravação tenha sido feita por ela. A assessoria de imprensa da atriz, por sua vez, informou que o conteúdo é falso e que a voz não é de Luana. De fato, comparando-se a voz da atriz com a voz da mulher do áudio, é possível ver diferenças.
Essa informação falsa começou a circular pelas redes sociais em 2018, antes das eleições presidenciais. Naquele ano, Bolsonaro foi eleito no segundo turno após derrotar o candidato Fernando Haddad (PT). Desde aquela época, acusações de urnas fraudadas vêm sendo defendidas por apoiadores do presidente, que acreditam que Bolsonaro venceu no primeiro turno da disputa. Não há, no entanto, qualquer prova de que isso tenha ocorrido.
Essa informação também foi verificada pelo Fato ou Fake.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital