UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Italo Ferreira disse que ver Lula na cadeia seria ‘maior prêmio’
28.07.2021 - 18h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem do surfista Italo Ferreira, campeão olímpico do surfe masculino, acompanhada de uma frase atribuída a ele com críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O medalhista teria dito que se entristece com a corrupção no Brasil e que ver o petista na cadeia seria seu “maior prêmio”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“‘Fico feliz pela medalha mas fico triste pela corrupção em nosso país. Meu maior prêmio seria ver o Lula na cadeia” – Italo Ferreira para o jornal New York Times
Texto em imagem que, até 18h de 28 de julho de 2021, havia sido compartilhada 11 vezes no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Italo Ferreira não disse a frase atribuída a ele nas redes sociais. A suposta declaração também não foi publicada no site do jornal norte-americano The New York Times ou em outros veículos de imprensa que fizeram entrevistas com o atleta após a vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na madrugada de 27 de julho, Italo disputou a final do surfe masculino contra o japonês Kanoa Igarashi, que havia eliminado o brasileiro Gabriel Medina. Sob ameaça da chegada de um tufão, a organização do evento antecipou a decisão em um dia.
Ao fim da competição, o site do The New York Times publicou uma reportagem sobre os primeiros medalhistas de ouro do surfe em Jogos Olímpicos, destacando a vitória de Italo e de Carissa Moore, estadunidense do feminino. O texto chama o potiguar de “superestrela” da equipe brasileira e narra sua vitória na final. “Ferreira foi engolido por uma onda após uma grande queda no minuto inicial. A primeira coisa que apareceu sobre a água branca borbulhante foi metade de sua prancha quebrada. Uma prancha nova foi entregue a ele na praia, e Ferreira logo conquistou um par de pontuações que deram a ele uma liderança que nunca perdeu”, escreveu o jornalista John Branch.
A única declaração de Italo publicada pelo The New York Times vem na sequência. “‘Para mim, foi um longo dia”, disse Ferreira. ‘Mas foi um sonho que se tornou realidade.’” Fazendo uma busca no site do jornal, não há outras reportagens com declarações do surfista.
Também não houve qualquer declaração semelhante de Italo em entrevistas ao canais SporTV e Bandsports, com quem o surfista conversou ainda molhado, logo após a vitória, e também depois da cerimônia de premiação. Nas quatro entrevistas, não houve qualquer menção a assuntos políticos, tampouco em suas redes sociais. O surfista se emocionou ao falar de sua família e agradeceu a torcida. No mesmo dia, Italo deu entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, e manteve o mesmo tom.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital