Post alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não renovou a isenção de medicamentos e que os preços vão subir 60%. É falso. O governo publicou, na sexta (25), a MP nº 1.271/2024, que garante a continuidade da isenção do imposto de importação até 31 de março de 2025.
Circula pelas redes sociais que a substituição de urnas durante o dia da eleição seria um indício de fraude. Mensagem viral mostra uma notícia da CNN Brasil segundo a qual o Tribunal Regional Eleitoral precisou substituir 40 urnas no estado de SP. A imagem é acompanhada da legenda de que essa troca seria uma evidência de golpe. É falso.
Circulam nas redes sociais anúncios do suposto e-commerce "Inovat Premium Cadeiras", também chamado de "Inovar Cadeiras", que oferece cadeiras de escritório a preços promocionais. É falso e trata-se de um golpe. A loja muda frequentemente de nome e usa anúncios pagos no Facebook e Instagram para atrair vítimas.
Circula pelas redes sociais que a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), candidata à prefeitura de Natal, quer legalizar o furto de celular. A publicação faz referência ao PL 4540/2021. É falso. Bonavides é uma das autoras do PL que prevê, entre outros pontos, acabar com a prisão para pessoas que cometem pequenos furtos para saciar a fome.
Circula nas redes vídeo que mostra trecho de uma reportagem de um telejornal do Ceará. A legenda diz que a matéria trata sobre a troca de 6 mil urnas pelo TRE-CE, que seriam utilizadas neste 2º turno, sugerindo que há fraude. É falso. O vídeo trata, na verdade, da preparação de 6.034 urnas eletrônicas a serem utilizadas em Fortaleza e Caucaia.