UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo de manifestação contra Lula no Recife
17.08.2021 - 17h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma manifestação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um grupo de pessoas com bandeiras do Brasil e camisas verde-amarelas grita “Ladrão! Ladrão! Ladrão!”, enquanto um ônibus passa pelo meio da rua. A legenda que acompanha a gravação indica que ela teria sido feita na última segunda-feira (16), durante visita do petista a Recife, em Pernambuco. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
Prestígio é esse aíAgora pela manhã em Recife.Lula saindo do hotel”
Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
O vídeo analisado pela Lupa é antigo. A gravação foi feita em novembro de 2019 em Recife, quando o Movimento Vem Pra Rua realizou uma manifestação contra a presença do ex-presidente Lula na capital do estado. Reportagens e vídeos publicados no YouTube na época comprovam que o registro foi feito naquela ocasião – ou seja, as imagens não têm qualquer relação com a visita recente de Lula ao Recife.
“A manifestação é um contraponto à visita do Lula ao estado de Pernambuco, mas também o Vem Pra Rua aderiu ao pedido de impeachment de Gilmar Mendes. A pressão é para sensibilizar a classe política da reversão da prisão em segunda instância”, comentou o coordenador do Vem Pra Rua Recife, Marcone Ferraz, em entrevista publicada pelo Diário de Pernambuco em 17 de novembro de 2019.
Na época em que o vídeo foi feito, Lula tinha acabado de deixar a prisão, onde permaneceu por 580 dias. Ele foi solto após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que definiu que condenados em segunda instância só podem ser detidos depois de esgotados todos os recursos. Reportagens também indicam que ocorreram manifestações em defesa do ex-presidente no Recife no mesmo final de semana. Também houve o Festival Lula Livre, que contou com um discurso do petista.
Na última segunda-feira (16), Lula estava em Recife e passaram a circular pelas redes sociais alguns vídeos dizendo que ele teria sido hostilizado. A Lupa já desmentiu outras duas publicações que espalhavam essa desinformação. Um conteúdo falso sugeria que o ex-presidente foi recebido com gritos de “O ladrão chegou!” ao desembarcar no aeroporto, enquanto outro indicava que Lula foi expulso de um restaurante da região, o que também não ocorreu.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital