UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Lula comemorou ascensão do Talibã por representar ‘derrota dos EUA’
20.08.2021 - 18h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem com uma declaração atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Talibã. O petista teria afirmado estar feliz com a ascensão do grupo extremista ao poder no Afeganistão, porque isso representaria “uma derrota dos EUA”. Ao fazer o suposto comentário, o político teria lamentado, no entanto, que as mulheres estejam sofrendo naquele país. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“‘Lamento que as mulheres estejam sofrendo com o Talibã, mas eu tou feliz porque o Talibã representa uma derrota dos EUA’. Lula em 17/08/2021”
Frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em imagem publicada no Facebook que, até 18h do dia 20 de agosto de 2021, tinha 351 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhum registro de que o ex-presidente Lula tenha feito essa declaração em aparições públicas ou entrevistas recentes. O Instituto Lula também negou a veracidade da frase que circula pelas redes sociais.
Na terça-feira (17), data atribuída à declaração de Lula, o petista visitou Teresina, capital do Piauí, e participou de dois eventos públicos. Na parte da manhã, esteve, ao lado do governador Wellington Dias (PT), na inauguração da reforma de um colégio estadual de ensino em tempo integral. À noite, promoveu uma transmissão ao lado de correligionários, chamada de “Lula Live”.
Nem nos eventos, tampouco na coletiva de imprensa realizada depois da inauguração da escola, o ex-presidente tocou em assuntos internacionais. O petista criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e, em tom de pré-candidato à Presidência, defendeu propostas para recuperar o país.
A Lupa também analisou outros discursos de Lula ao longo da visita que está fazendo a seis estados do Nordeste, mas ele também não fez a declaração nessas ocasiões.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Instituto Lula declarou que o ex-presidente jamais disse a frase sobre o Talibã, e atribuiu essa invenção a apoiadores de Bolsonaro que “vêm promovendo fake news de forma sistemática”.
Na segunda-feira (16), o desespero de afegãos que se agarraram à parte externa de um avião militar para fugir do país repercutiu no noticiário internacional. Os Estados Unidos, que ocupam o Afeganistão há quase duas décadas, vêm retirando gradualmente suas tropas do país, abrindo espaço para o Talibã. A volta ao poder desse grupo extremista gerou preocupação especial entre as afegãs, já que faz uma interpretação radical da lei islâmica, que restringe seus direitos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.07.2025 - 17h50
Fraude
Criminosos usam deepfake de Mion e vídeo de criança com doença para aplicar golpe

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Marcos Mion pede doações para um menino chamado Felipe, portador de uma doença rara. O post orienta o usuário a clicar em um site para fazer uma contribuição. É falso. Trata-se de um golpe. O link que acompanha a publicação não leva para o portal verdadeiro em que a criança recebe donativos. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital