UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de acampamento em Brasília não é de concentração para protesto em 7 de setembro
24.08.2021 - 13h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo em que um homem filma, de dentro do carro, uma série de barracas instaladas no Eixo Monumental de Brasília, dizendo ser de uma concentração de manifestantes para atos bolsonaristas que devem ocorrer em 7 de setembro. Ele comemora o tamanho do acampamento e observa a grande presença de indígenas no local. “Depois dizem que os índios não gostam do Bolsonaro”, diz. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Acampamento em frente ao congresso Nacional em Brasília pra protesto no dia 7 de setembro”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Na verdade, as barracas que aparecem no vídeo são parte do acampamento “Luta pela Vida”, mobilizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Os manifestantes pedem que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeite a tese do “marco temporal”, vista como um retrocesso por indígenas e ambientalistas.
De um lado, indígenas consideram que a imposição do marco temporal desconsidera um histórico de violações que frequentemente expulsaram esse grupo de suas terras, impedindo sua ocupação à época da promulgação da Constituição de 1988. Do outro, ruralistas estimam perdas significativas para o agronegócio com a consequente diminuição das áreas produtivas. O julgamento tem repercussão geral, ou seja, o entendimento da Corte passa a valer para outras ações semelhantes em todas as instâncias da justiça.
As atividades no acampamento começaram no domingo (22) e seguem até sábado (28). Os manifestantes ocuparam a Praça da Cidadania, no Eixo Monumental de Brasília, e devem marchar em direção à sede do STF no dia 25, data do julgamento. Apesar de ser próxima, a praça fica a 1,9 quilômetro do Congresso Nacional — portanto, o acampamento não está “em frente” ao prédio do Legislativo federal como afirma a legenda do vídeo.
Os prédios que aparecem ao fundo das imagens analisadas — entre eles o do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o da CNN Brasil — são compatíveis com a localização do acampamento. Além disso, imagens publicadas pela Apib e pelo Centro de Trabalho Indigenista mostram o local que aparece no vídeo, atribuindo a movimentação dos manifestantes ao acampamento.
O ato dos indígenas não têm qualquer relação com os protestos a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) marcados para o dia 7 de setembro, feriado da independência. Na ocasião, manifestantes devem se reunir em diversas cidades do país para pedir, entre outras pautas, a destituição de ministros do STF e a adoção do voto impresso.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital