UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Interpol encontrou quadro desaparecido do Palácio do Planalto no governo Lula
27.08.2021 - 18h54
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que a Interpol teria encontrado um quadro desaparecido do Palácio do Planalto. A obra do pintor Frank Shaeffer, que seria avaliada em mais de US$ 7 milhões, teria sido vendida a um italiano por um homem chamado “Inácio da Silva”, morador de São Bernardo do Campo (SP), uma clara referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“INTERPOL DESCOBRE QUADRO QUE DESAPARECEU DO PALÁCIO DO PLANALTO
Um quadro avaliado em mais de 7 milhões de dólares do pintor Franky Schayffyr foi encontrado pela agência Internacional em uma das mansões do multi milionário italiano Gianluka Vachy; o quadro tinha desaparecido do acervo do Planalto no governo Lula. A assessoria do milionário afirma ter comprado o quadro do proprietário em leilão por 4,9 milhões de dólares em galeria de arte na Itália; o nome que consta no recibo é nada menos nada mais que: Inácio da Silva (Brasileiro, Casado, Residente em São Bernardo do Campo – Brasil)”
Texto em imagem que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria-Geral da Presidência da República, a obra de arte de Frank Shaeffer sinalizada no texto encontra-se exposta no subsolo do Palácio do Planalto. A pintura, denominada “Máquina”, de 1967, está no acervo histórico e artístico da Presidência desde 1976, nunca tendo sido roubada.
O boato que circula pelas redes sociais afirma que a Interpol, uma organização internacional de Polícia Criminal, teria encontrado o quadro desaparecido. Uma busca no site da Interpol, no entanto, não traz nenhum texto que fale sobre a suposta recuperação da tela. Também não existe qualquer registro de tentativa de leilão da obra no exterior. O conteúdo que circula pelas redes sociais usa uma informação falsa para tentar incriminar o ex-presidente Lula, citado como “Inácio da Silva”.
Textos com informações enganosas usualmente são divulgados com erros de ortografia. Neste caso, o autor do boato equivocou-se ao escrever o nome do pintor responsável pela obra, Frank Shaeffer, que aparece no texto como “Franky Schayffyr”. Além disso, o nome do milionário italiano Gianluca Vacchi, suposto comprador da tela, também aparece errado, como “Gianluka Vachy”.
A mesma desinformação foi desmentida pelo Estadão Verifica.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital