UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra rua com propriedades danificadas foi gravado na Colômbia, não na Venezuela
21.10.2021 - 17h50
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma rua com entulhos, um homem chorando em frente a um prédio com marcas de incêndio e vários comércios danificados. Na publicação está escrito “Esta é a Venezuela de 2021. Fica aí a dica para 2022. Triste de ver”. No áudio, os homens, que filmam de dentro de um carro, lamentam as cenas em espanhol. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Esta é a Venezuela de 2021”
_Vídeo publicado no Tik Tok que, até às 15h30 do dia 21 de outubro de 2021, havia sido compartilhado 1.920 vezes
_
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi gravado na Colômbia, não na Venezuela. As cenas mostram, na verdade, um trajeto pela rua 13 da cidade de Cali, a partir da rodovia Sul 13-01. O mesmo caminho pode ser percorrido pelo Google Maps. No início da filmagem, é possível ver o Hotel La Luna coberto por cinzas. Em 3 de maio de 2021, o primeiro piso do prédio foi incendiado em um protesto da greve nacional da Colômbia, segundo o jornal El Tiempo.
O homem chorando com um pano branco na mão, que aparece no vídeo analisado, é Carlos Peralta. Para El Tiempo, ele contou que trabalha no hotel e estava hospedado com seus três filhos no momento do incêndio. Pelo seu depoimento, sabe-se que o vídeo analisado foi gravado no dia 4 de maio de 2021, após a manifestação que ocorreu no dia anterior. Mais à frente, a gravação mostra outros pontos destruídos nos arredores, como o Banco de Bogotá e o Bancolombia.
A série de protestos da greve nacional colombiana de 2021 começou no dia 28 de abril, motivada pelo anúncio de uma reforma tributária no país, depois retirada pelo presidente Iván Duque. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Européia expressaram preocupação com a violenta repressão policial contra civis nas manifestações das maiores capitais, como Bogotá, Medellín, Manizales e Cali.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital