UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ex-presidente Lula está proibido de sair do Brasil
08.11.2021 - 17h27
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está proibido de deixar o país. A publicação é acompanhada de um vídeo no qual a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) informa sobre a decisão e detalha que foi anunciada “às vésperas de uma viagem de Lula à Etiópia”. De acordo com a gravação, a determinação de apreender o passaporte do político é recente e partiu do juiz federal Ricardo Leite, do Distrito Federal. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“LULA PROIBIDO DE DEIXAR O PAÍS
JUIZ DETERMINA A APREENSÃO DE SEU PASSAPORTE”Texto em vídeo que circula no Facebook que, até as 11h40 do dia 8 de novembro de 2021, tinha sido compartilhado 648 vezes
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O ex-presidente Lula não está proibido de deixar o país. A notícia de que o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte do petista é antiga. Essa decisão foi anunciada em 25 de janeiro de 2018, e não em 2021. Uma semana depois da apreensão, em 2 de fevereiro de 2018, um outro magistrado, o juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), derrubou a medida cautelar de Leite e o documento foi devolvido ao petista.
O vídeo original, no qual a então pré-candidata a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) informa sobre essa decisão, foi postado nas redes sociais dela no dia 25 de janeiro de 2018, e, portanto, não é uma notícia atual. A assessoria de imprensa de Lula confirmou, por WhatsApp, que “ele está com seus plenos direitos políticos e de cidadão” e que pode viajar para outros países. O petista inclusive tem uma viagem agendada para a Europa em novembro. Entre esta e a próxima semana, o ex-presidente participará de reuniões com lideranças políticas e sociais em Bruxelas, Berlim, Paris e Madri. Segundo a assessoria de imprensa do político, ele receberá um prêmio na França.
A proibição de Lula deixar o Brasil foi decretada em 25 de janeiro de 2018 por um pedido do Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal em uma ação penal aberta a partir da Operação Zelotes, que tinha o petista entre os réus. O argumento, na época, era o risco de o político fugir do Brasil. Naquela data, Lula de fato tinha uma viagem agendada para a Etiópia, onde participaria de um encontro da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O ex-presidente acabou participando do evento por meio de teleconferência.
A apreensão do passaporte do ex-presidente foi anunciada um dia depois de ele ter sido condenado, em 24 de janeiro de 2018, a 12 anos e 1 mês de prisão no âmbito da Operação Lava Jato — ele era acusado de receber um apartamento triplex em Guarujá (SP) da empreiteira OAS em troca de favorecimento em contratos da Petrobras e também era réu em diversas ações penais. Essa condenação foi anulada no começo deste ano.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.01.2025 - 16h43
Saúde
Não há indícios sobre a eficácia de teste de biorressonância feito a partir da urina

Uma nutricionista vende na internet um “teste de biorressonância” que seria capaz de detectar o que causa adoecimento nas pessoas, identificando parasitas, fungos, bactérias, metais pesados e órgãos que estão ficando doentes. É falso. O Ministério da Saúde e um especialista na área rechaçam as informações apresentadas para vender o produto.

Maiquel Rosauro
22.01.2025 - 16h28
Fraude
Post usa vídeos de Virginia Fonseca em golpe que promete mil reais

Circulam nas redes sociais vídeos em que a influenciadora Virginia Fonseca, proprietária da empresa We Pink, supostamente afirma que está distribuindo aos seus seguidores R$1.000. Para garantir o valor, basta acessar um site. É falso. Trata-se de um golpe. A gravação foi criada com inteligência artificial. O link leva para um portal que pede dados e dinheiro. 

Evelyn Fagundes
22.01.2025 - 12h54
Economia
Faber-Castell não distribui kits gratuitos de volta às aulas; oferta é golpe

Circula um vídeo que afirma que a Faber-Castell está distribuindo kits escolares gratuitos para quem responder a um quiz, supostamente em comemoração aos 250 anos da marca. É falso. A empresa informou que não promove essa oferta, alertou sobre golpes envolvendo lojas on-line falsas e reforçou que divulga promoções apenas em seus canais oficiais.

Catiane Pereira
21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital