UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Avião que aparece caindo em vídeo viral não é o de Marília Mendonça
09.11.2021 - 14h07
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp um vídeo que mostra o suposto momento da queda do avião em que estava a cantora Marília Mendonça. Na última sexta-feira (5), a aeronave que transportava a artista e outras quatro pessoas caiu em Piedade de Caratinga, no interior de Minas Gerais. O acidente matou os cinco ocupantes. A gravação viral mostra um bimotor voando baixo e aparentemente sem controle. Na sequência, a aeronave cai em uma área descampada. No momento da queda, um homem que está próximo ao que parece ser a asa de um avião assiste à cena. O vídeo tem uma música de Marília Mendonça como trilha sonora e apenas sugere, em uma tarja, que o acidente teria sido gravado bem na hora em que ocorreu. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“bem na hr foi gravado [o acidente com Marília Mendonça]”Texto em vídeo que circula no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não mostra o momento da queda do avião que matou cinco pessoas, entre elas Marília Mendonça, em Minas Gerais. Na verdade, a cena foi gravada em maio de 2012, e não em 2021, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Gravações originais da época, que mostram o mesmo acidente, podem ser encontradas no YouTube. Na ocasião, duas pessoas morreram depois que o avião de pequeno porte apresentou problemas ao decolar e, na tentativa de um pouso forçado, acabou caindo a cerca de 300 metros da pista do aeroporto do município paulista.
Há outros detalhes no vídeo que evidenciam que a cena foi registrada em um lugar diferente do local onde aconteceu o acidente com Marília Mendonça. Um desses detalhes é a área de pasto, que difere da região de serra, e uma queda d’água onde a aeronave que transportava a cantora caiu. Além disso, a partir das imagens divulgadas depois do acidente da última sexta, é possível constatar que não havia nenhum aeródromo ou pátio para estacionamento de aeronaves no terreno próximo à cachoeira. Já no vídeo que viralizou, é possível notar a asa de um avião e um muro localizado a poucos metros de onde o bimotor caiu.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.07.2024 - 17h34
Política
Vídeo de Lula assumindo que levou 11 contêineres de acervo é anterior a decisão do TCU sobre presentes

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula saiu da Presidência com 11 contêineres de acervo, sem devolver os presentes recebidos. Falta contexto. À época, havia um entendimento de que o acervo deveria ser preservado pelos ex-presidentes. Somente após acórdão do TCU, em setembro de 2016, é que o petista devolveu os presentes.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h13
Política
Janja não disse que aumento do preço da gasolina é para os veículos e não para os motoristas. É uma sátira

Post alega que a primeira dama Janja da Silva disse que o aumento no preço da gasolina é para veículos, não para motoristas. A frase remetida à Janja está presente em uma captura de tela que possui o layout do g1. É falso. Janja não disse a frase. A arte presente no post é uma sátira inspirada em um antigo comentário de Janja sobre importações.

Maiquel Rosauro
10.07.2024 - 14h43
Fraude
É golpe ferramenta ‘Recupera Fácil’ que promete devolver valores perdidos em fraudes online

Circula na internet anúncios de uma suposta ferramenta chamada “Recupera Fácil”, que promete rastrear e devolver aos usuários os valores perdidos em golpes digitais. As publicações usam a logo do Reclame AQUI, dando a entender que a tal ferramenta foi criada pela plataforma. É falso. Trata-se de um golpe. O Reclame AQUI alertou para a fraude.

Gabriela Soares
10.07.2024 - 10h17
Trânsito
Envio de multas de trânsito via Correios não vai acabar; acesso por app é opcional

Circula nas redes vídeo afirmando que motoristas não receberão mais via Correios as multas de trânsito. E que é preciso instalar o aplicativo da CNH Digital para ter acesso às autuações. Falta contexto. A adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é opcional. Aqueles que não optarem pelo SNE continuarão a receber multas via Correios.

Ítalo Rômany
09.07.2024 - 17h40
Política
Diretor do Detran-MS não é petista e não teve CNH cassada por 2 anos

Circula nas redes uma postagem  afirmando que o 'petista' João César Mattogrosso teve sua CNH cassada por 2 anos antes de se tornar diretor do Detran-MS. É falso. Mattogrosso foi penalizado por excesso de velocidade, com suspensão de dois meses, e o recurso ainda está em análise. Além disso, ele não é filiado ao PT, mas sim ao PSDB.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital