UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Eduardo Bolsonaro apanhou em vídeo que circula pelas redes sociais
10.11.2021 - 17h09
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo com 13 segundos de duração que mostra um homem rodeado por várias pessoas exaltadas. Na cena, ele caminha para trás, tentando se defender enquanto é agredido pelo grupo. Surgem também alguns funcionários de blusa verde que tentam protegê-lo do ataque. A legenda que acompanha a gravação afirma que se trata do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que teria levado um chute nas nádegas. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Eduardo Bolsonaro apanha da população e leva chute na bunda…”
Legenda de post publicado no Facebook que, até as 14h de 10 de novembro de 2021, tinha 4,6 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens mostram um desentendimento entre comerciantes e um advogado no estacionamento do Shopping Center Parque das Feiras, no dia 3 de novembro, na cidade de Toritama, estado de Pernambuco. O homem que aparece sendo agredido é o advogado Melqui Roma, representante do shopping. A confusão teria sido causada durante um protesto contra a expansão do centro comercial.
Uma versão maior do vídeo, com duração de 50 segundos, pode ser vista na nota de repúdio divulgada no perfil oficial no Instagram do shopping. Nele é possível observar os momentos iniciais da desavença entre os lojistas e o advogado, além de tendas sendo derrubadas.
No dia 3 de novembro, de acordo com a agenda de eventos legislativos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro teve três compromissos na Câmara dos Deputados, em Brasília. Segundo a lista de presença, o parlamentar participou da sessão deliberativa extraordinária para a votação de propostas legislativas.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco pronunciou-se sobre o caso e disse que está dando assistência ao advogado. A entidade afirmou que adotará medidas para a responsabilização criminal dos autores dos ataques ao profissional.
Não é a primeira vez que essa gravação é usada como peça de desinformação. O mesmo vídeo foi veiculado para indicar que o homem agredido seria o prefeito de Toritama, Edilson Tavares. A prefeitura do município esclareceu, em nota, que essa informação é falsa.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital