UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que esposa do CEO da Pfizer morreu por complicações da vacina da Covid-19
16.11.2021 - 17h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp que Myriam Bourla, esposa de Albert Bourla, CEO da Pfizer, morreu por complicações após tomar a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica em 10 de novembro deste ano. Segundo o site canadense Conservative Beaver, Bourla expressou ceticismo com o imunizante e inicialmente se recusou a tomá-lo. Ela teria cedido e, por isso, foi vítima. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Myriam Bourla – esposa do CEO da Pfizer, Albert Bourla – morreu de complicações com a vacina contra a Covid-19 na quarta-feira [10 de novembro], de acordo com seu médico. Como muitos outros, Bourla expressou ceticismo com a injeção experimental de seu marido, originalmente se recusando a tomá-la”.
Trecho de texto do site Conservative Beaver que circula no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Myriam Bourla não morreu. O CEO da Pfizer publicou no Twitter uma foto com a esposa em uma premiação de líderes do Atlantic Council, evento que ocorreu no dia 10 de novembro – data em que ela teria supostamente falecido, segundo a peça de desinformação. Não foram encontrados também registros na imprensa sobre a morte.
O texto do site Conservative Beaver alega ainda que Bourla se recusou inicialmente a tomar a vacina contra a Covid-19, o que não é verdade. A publicação cita uma entrevista de fevereiro de 2021 ao Scarsdale 10583, site voltado à comunidade de Scarsdale, cidade próxima à Nova York onde o casal morava. Ela disse, na ocasião, que não tomaria a vacina porque ainda não era a sua vez, e não porque não confiava no imunizante. “Só quero comunicar que estou muito orgulhosa por meu marido e pelo trabalho que ele fez. Também estou muito feliz pela humanidade e pela esperança que a vacina trouxe ao mundo. Ainda não tomei a vacina porque ainda não é a minha vez”, disse Bourla ao site comunitário.
Além disso, a vacina da Pfizer não é experimental, como indica o texto analisado. O imunizante foi aprovado em agosto de 2021 pela Food and Drug Administration, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, após a análise dos “dados de segurança e eficácia de um ensaio clínico em andamento, cego, randomizado e controlado com milhares de indivíduos”. Em dezembro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia aprovado o uso emergencial da vacina. No Brasil, o imunizante teve o seu registro concedido em fevereiro de 2021 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital