UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que químico tenha sido assassinado após fazer vídeo sobre grafeno em vacinas
08.12.2021 - 15h25
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o químico Andreas Noack foi assassinado após descobrir e revelar que as vacinas contra a Covid-19 contém hidróxido de grafeno, o que supostamente faria com que os imunizantes fossem um “veneno” para o corpo humano. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Este homem era Andreas Noack, médico em química e especialista em carbono, foi recentemente assassinado, dias depois de publicar um vídeo sobre o grafeno nas “vacinas experimentais”. Cinco dias após a publicação do vídeo, sua mulher publicou um vídeo contando que o Doctror foi agredido e assassinado. O médico já havia sido preso pela polícia no ano passado durante uma transmissão ao vivo. É um tipo de ‘veneno’ (se se pode chamar assim) que difilmente seria detectado numa necrópsia”
Texto compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Diferentemente do que circula pelo WhatsApp, o químico alemão Andreas Noack não foi assassinado após revelar que as vacinas contra a Covid-19 teriam grafeno, que seria um componente letal para a população. Em seu canal do Telegram, a esposa de Noack informou que ele sofreu um ataque cardíaco no fim de novembro deste ano e não resistiu (veja o vídeo clicando aqui).
A teoria da conspiração também afirma que ele teria sido detido pela polícia durante uma live por ter divulgado que as vacinas tinham grafeno em sua composição. No entanto, essa informação também é falsa. Segundo a polícia de Middle Franconia, na Alemanha, a operação que aconteceu em novembro de 2020 não teve relação com a pandemia da Covid-19 e as opiniões do químico sobre assuntos relacionados à pandemia.
Na rede, uma usuária também questiona a polícia sobre a suposta morte do químico. Contudo, as autoridades afirmaram que esse fato não ocorreu. “Podemos informar que, durante a última semana, não chegou ao conhecimento da polícia na área de responsabilidade da Sede Central da Polícia da Francônia, qualquer fato segundo a qual um homem no distrito de Fürth morreu após um ataque”, disse.
Grafeno
Não há comprovação de que as vacinas contra a Covid-19 tenham grafeno e que, por isso, podem ser letais para aqueles que recebem a dose. Em julho, a Lupa verificou um post com uma informação semelhante e classificou o conteúdo como falso. Na ocasião, circulou pelas redes sociais que um estudo científico da Universidade de Almeria, na Espanha, descobriu que as vacinas contra a Covid-19 teriam em sua composição óxido de grafeno. Contudo, em sua conta oficial do Twitter, a universidade informou que não produziu nenhuma pesquisa desse tipo.
No Brasil, essa informação também foi verificada pelo Boatos.org. A peça de desinformação também foi analisada por checadores da plataforma Lead Stories, dos Estados Unidos.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 12h06
Política
É falso que Donald Trump recebeu Michelle Bolsonaro no aeroporto; imagem foi gerada por IA

Homem diz em vídeo que a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, está nos Estados Unidos e foi recebida pelo presidente Donald Trump. Ele exibe uma foto de ambos, que aparentam estar em um aeroporto. É falso. Não há registros na imprensa sobre o suposto encontro. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 11h18
Internacional
Imagem viral de casa intacta em incêndios em LA foi gerada por IA

Circula nas redes a imagem de uma casa intacta, em meio a outras em chamas, que supostamente resistiu aos incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, a residência pertencia a um católico e teria sido poupada graças à estátua de Jesus Cristo. É falso. Imagem tem indícios de uso de IA.

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 10h46
Política
Imagem de Michelle e Trump com placa 'Bolsonaro 2026' foi criada por IA

Circula nas redes sociais uma imagem que mostra Michelle Bolsonaro e Donald Trump segurando uma placa com os dizeres “Bolsonaro Presidente 2026”. A imagem é falsa. Trata-se de uma criação feita a partir de Inteligência Artificial (IA). Ferramentas que detectam uso de IA em conteúdos apontaram a utilização do recurso na foto.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital