UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que químico tenha sido assassinado após fazer vídeo sobre grafeno em vacinas
08.12.2021 - 15h25
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o químico Andreas Noack foi assassinado após descobrir e revelar que as vacinas contra a Covid-19 contém hidróxido de grafeno, o que supostamente faria com que os imunizantes fossem um “veneno” para o corpo humano. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Este homem era Andreas Noack, médico em química e especialista em carbono, foi recentemente assassinado, dias depois de publicar um vídeo sobre o grafeno nas “vacinas experimentais”. Cinco dias após a publicação do vídeo, sua mulher publicou um vídeo contando que o Doctror foi agredido e assassinado. O médico já havia sido preso pela polícia no ano passado durante uma transmissão ao vivo. É um tipo de ‘veneno’ (se se pode chamar assim) que difilmente seria detectado numa necrópsia”
Texto compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Diferentemente do que circula pelo WhatsApp, o químico alemão Andreas Noack não foi assassinado após revelar que as vacinas contra a Covid-19 teriam grafeno, que seria um componente letal para a população. Em seu canal do Telegram, a esposa de Noack informou que ele sofreu um ataque cardíaco no fim de novembro deste ano e não resistiu (veja o vídeo clicando aqui).
A teoria da conspiração também afirma que ele teria sido detido pela polícia durante uma live por ter divulgado que as vacinas tinham grafeno em sua composição. No entanto, essa informação também é falsa. Segundo a polícia de Middle Franconia, na Alemanha, a operação que aconteceu em novembro de 2020 não teve relação com a pandemia da Covid-19 e as opiniões do químico sobre assuntos relacionados à pandemia.
Na rede, uma usuária também questiona a polícia sobre a suposta morte do químico. Contudo, as autoridades afirmaram que esse fato não ocorreu. “Podemos informar que, durante a última semana, não chegou ao conhecimento da polícia na área de responsabilidade da Sede Central da Polícia da Francônia, qualquer fato segundo a qual um homem no distrito de Fürth morreu após um ataque”, disse.
Grafeno
Não há comprovação de que as vacinas contra a Covid-19 tenham grafeno e que, por isso, podem ser letais para aqueles que recebem a dose. Em julho, a Lupa verificou um post com uma informação semelhante e classificou o conteúdo como falso. Na ocasião, circulou pelas redes sociais que um estudo científico da Universidade de Almeria, na Espanha, descobriu que as vacinas contra a Covid-19 teriam em sua composição óxido de grafeno. Contudo, em sua conta oficial do Twitter, a universidade informou que não produziu nenhuma pesquisa desse tipo.
No Brasil, essa informação também foi verificada pelo Boatos.org. A peça de desinformação também foi analisada por checadores da plataforma Lead Stories, dos Estados Unidos.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital