UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que grupo de percussão recebeu Lula com xingamento em Paris
09.12.2021 - 13h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhtasApp um vídeo que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo recepcionado com insultos por um grupo de percussão em Paris, na França. Ao longo de pouco mais de um minuto e meio, a gravação mostra o petista chegando ao local enquanto o grupo apresenta um samba. Em um determinado momento, os percussionistas param de tocar e chamam o político de “filho da puta”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Atenção pars o grupo da batucadafilha da putakkkkkkPensou…Pensou…Retirou-se decepcionado”Conteúdo de vídeo que circula em correntes de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O ex-presidente Lula não foi xingado ao ser recepcionado por um grupo de músicos em Paris, na França. O áudio da gravação foi adulterado para substituir a fala original, em francês, por um xingamento em português. O vídeo mostra a chegada do político ao Instituto Sciences Po, na capital francesa, quando participou de uma conferência chamada “Qual é o lugar do Brasil no mundo de amanhã?” no dia 16 de novembro deste ano. Na chegada, o petista foi recepcionado pelos integrantes do grupo Batuka Sciences Po. Em nenhum momento eles insultam o ex-presidente.
Vídeos da chegada de Lula ao Sciences Po foram compartilhados pelo próprio político em seu perfil no Twitter, no perfil do instituto e também na conta no Instagram do grupo Batuka Sciences Po. Nas gravações originais, é possível notar que os músicos falam a expressão  “C’est la Batuka!” — e não “filho da puta”, como sugere a versão adulterada do vídeo —, que significa “É o Batuka”, em referência ao nome do grupo musical. No Instagram, uma integrante do conjunto afirmou que são falsas as versões que adulteram essa fala. “Estamos apenas dizendo “c’est la Batuka” que significa “é o Batuka” (o nome da nossa batucada)”, escreveu em um comentário.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital