UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra candidata levando tiros foi gravado no México, e não na Venezuela
21.12.2021 - 12h59
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando duas mulheres sendo alvejadas por tiros. A legenda da publicação afirma que a cena aconteceu na Venezuela porque elas tentaram “falar algo contra o governo venezuelano” e que os tiros foram disparados “pela milícia venezuelana”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:
“Você tem dúvidas do que pode acontecer no Brasil caso o demônio de 9 dedos  volte ao poder? Veja o que acontece quando alguém tenta falar algo contra o governo venezuelano. As 3 morreram covardemente pela milícia venezuelana.”
Legenda do vídeo que circulou nas redes sociais e no WhatsApp e até às 11h do dia 21 de dezembro de 2021 tinha mais de 100 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não foi gravado na Venezuela, mas sim no México. Ele mostra o momento em que Alma Barragán, candidata à presidência municipal (equivalente ao prefeito no sistema brasileiro) da cidade Moroleón, foi baleada e morta, no dia 25 de maio de 2021.
Com uma busca reversa de imagens utilizando trechos do vídeo, foi possível encontrar a mesma gravação publicada em diversos veículos de imprensa mexicanos (aqui e aqui) e internacionais (aqui, aqui e aqui).
Barragán era candidata à presidência municipal de Moroleón, cidade de 50 mil habitantes cerca de 300 quilômetros ao noroeste da Cidade do México, pelo partido social-democrata Movimiento Ciudadano. Horas antes de ser assassinada, ela havia gravado um vídeo convidando eleitores para participarem de um encontro e ouvirem suas propostas.
No momento da gravação, ela falava sobre como os esportes estavam sendo abandonados e como os cidadãos tinham abandonado as ruas. O discurso é interrompido por diversos barulhos de tiros e ela é atingida. Barragán morreu no local. No começo de junho, um homem identificado como Fernando “N” foi preso pela polícia mexicana acusado de envolvimento no assasinato de Barragán. Dois meses depois, em agosto, dois homens — Benito “N” e Miguel Ángel “N” — também foram presos pelo mesmo crime.
As eleições mexicanas, realizadas no dia 6 de junho, foram marcadas pela violência. Um boletim da consultoria mexicana Etellekt mostrou que 102 políticos ou candidatos foram assassinados durante a campanha eleitoral. E outros 696 sofreram agressões.
Essa verificação também foi feita pelo site Boatos.org.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital