UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra pai chorando morte de criança é de bombardeio na Síria e não tem relação com vacinas
05.01.2022 - 16h06
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um homem chorando e sendo afastado de um corpo de uma criança. A legenda que acompanha a gravação afirma que um menino de 11 anos teria morrido após tomar a vacina contra a Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Uma criança de 11 anos morre após receber a vacina. O pai desesperado não sabe o que fazer. Crianças estão sendo assassinadas pelas farmacêuticas, pelos políticos corruptos, pela imprensa e pelos médicos, todos genocidas. Todos corrompidos pela elite psicopata. Vítimas inocentes das vacinas…frágeis e indefesas crianças, sendo entregues à morte pelos próprios pais. Não vacine seu filho !!!Legenda que acompanha vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelas redes sociais não mostra uma criança morta após tomar a vacina contra a Covid-19. Na verdade, o menino foi uma das vítimas de um bombardeio na Síria, em outubro de 2021. O vídeo pode ser localizado no Twitter do jornalista Asaad Hanna, que comentou sobre o caso dias depois do ataque.
No dia 20 de outubro, um ônibus do exército explodiu em Damasco, capital da Síria, matando 14 pessoas. Uma reportagem publicada pela Reuters diz que duas bombas teriam sido plantadas anteriormente no veículo. Uma hora após a explosão, houve um bombardeio em Ariha, na província em Idlib, no noroeste do país. O ataque matou 12 pessoas, sendo quatro crianças, segundo a Unicef. Essa área ainda é dominada por rebeldes que lutam contra o presidente Bashar al-Assad.
Vacinação
Atualmente, o vídeo está sendo utilizado para afirmar que a vacinação contra Covid-19 em crianças é perigosa. Contudo, até o momento, todos os estudos indicam que a imunização de menores é segura e eficaz. A prática é recomendada por autoridades internacionais nos Estados Unidos e na Europa.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital