UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Drauzio Varella não escreveu texto ensinando como socorrer crianças em caso de mal súbito
17.01.2022 - 18h30
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a captura de tela de uma suposta coluna escrita por Drauzio Varella intitulada “Como socorrer seu filho pequeno caso ele tenha um mal súbito”. A imagem reproduz o layout do site da Folha de S.Paulo, jornal no qual o médico publica textos quinzenalmente. O subtítulo diria, ainda, que mal súbito pode ser causado por “aquecimento global”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Drauzio Varella
Como socorrer seu filho pequeno caso ele tenha um mal súbito
Má alimentação, vida sedentária e aquecimento global podem contribuir para o problema”
Texto em imagem compartilhada no Facebook que, até 17h30 do dia 17 de janeiro de 2022, havia sido compartilhada por 156 pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Apesar de a imagem reproduzir a logomarca e parte do layout do site do jornal, trata-se de uma montagem. A Folha de S.Paulo não publicou um texto do médico cancerologista Drauzio Varella intitulado “Como socorrer seu filho pequeno caso ele tenha um mal súbito”. No último dia 12 de janeiro, o jornal paulista publicou um texto do médico intitulado “No combate a Covid e influenza, enfermeiras são linha de frente da saúde”. O subtítulo mostrado na captura de tela, “má alimentação, vida sedentária e aquecimento global também podem contribuir para o problema” também foi inventado.
Drauzio escreve colunas quinzenais no jornal paulista. Na data mostrada no suposto print, 12 de janeiro de 2022, o artigo assinado pelo médico discorria sobre os desafios enfrentados pelas enfermeiras na linha de frente do combate à pandemia. Não há qualquer menção a supostas orientações em caso de mal súbito de crianças no texto, nem em publicações anteriores recentes. Em colunas de dezembro, Varella defendeu a vacinação de crianças e escreveu que criar obstáculos para a imunização dessa faixa etária é “falta de escrúpulos”.
O print falso também mostra detalhes diferentes daqueles que são atualmente visualizados no site da Folha de S.Paulo, como a foto de Varella no topo da página e sua frase de apresentação. Enquanto a imagem fraudulenta diz que “Drauzio Varella é médico e jornalista”, o site real apresenta-o como “Médico cancerologista, autor de ‘Estação Carandiru’”. Além disso, a data de publicação não é visualizada acima, mas abaixo dos títulos das colunas publicadas no portal.
Também não foi localizado nenhum texto em outros veículos com o título do falso artigo atribuído a Drauzio Varella.

‘Mal súbito’

Tema que tem movimentado grupos antivacina nas últimas semanas, “mal súbito” ou ataques cardíacos não estão listados entre os possíveis efeitos adversos da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer, única autorizada no país para aplicação em crianças. A bula do imunizante cita casos “muito raros” de miocardite e pericardite, inflamações relacionadas ao coração, que foram relatados especialmente entre homens mais jovens, depois da segunda dose e em até 14 dias da aplicação. Entretanto, o documento ressalta que geralmente são casos leves e que os indivíduos tendem a se recuperar em um curto período de tempo.
A imunização contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos foi aprovada em dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a partir de estudos clínicos conduzidos pela Pfizer que confirmaram a segurança e a eficácia da vacinação dessa população.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.01.2025 - 19h56
Fraude
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre Pix foi manipulado com IA para aplicar golpe

Circulam nas redes, vídeos em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirma que, após o caso da falsa cobrança do Pix, a população deve correr para adquirir outros direitos, como o resgate de valores esquecidos no CPF. É falso. Trata-se de uma deepfake. O vídeo do deputado foi usado para aplicar golpes que extorquem dinheiro das vítimas.


Evelyn Fagundes
20.01.2025 - 19h31
Política
Vídeo sobre Trump proibir voos do Brasil é de 2020

Circula nas redes sociais que o presidente eleito Donald Trump teria cogitado proibir voos do Brasil para os EUA. Falta Contexto. O vídeo é antigo e não está relacionado a medidas recentes de Trump. A reportagem do Jornal da Record, citada na publicação, foi ao ar em maio de 2020, quando Trump considerou a proibição devido à pandemia de Covid-19.

Catiane Pereira
20.01.2025 - 15h46
Fraude
Golpe usa imagem de Zuckerberg para divulgar plataforma que promete ganhos diários de R$ 200

Vídeos afirmam que o dono da Meta, Mark Zuckerberg, lançou uma plataforma em que usuários do Facebook podem ganhar R$ 200 por dia. Os posts dizem que o valor pode ser garantido em um site. É falso. Trata-se de um golpe. Os vídeos de Zuckerberg foram descontextualizados. A plataforma não pertence a ele e, além disso, é paga e não é confiável.


Evelyn Fagundes
20.01.2025 - 15h04
Saúde
Deepfake usa Fátima Bernardes para vender falso tratamento ocular

Post mostra um vídeo no qual a jornalista Fátima Bernardes questiona se as pessoas viram o testemunho do pastor Lamartine, que teria ficado cego, mas descobriu uma receita que alivia e cura glaucoma, cataratas e até regenera a visão. Na sequência, é exibido o relato do religioso sobre um produto chamado Oculiv. É falso. O vídeo foi gerado por IA.

Maiquel Rosauro
20.01.2025 - 14h28
Política
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix não foi exibido na Times Square, em Nova York; trata-se de montagem

Circula nas redes uma imagem que sugere que o vídeo produzido pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a suposta taxação do Pix foi exibido na Times Square, em Nova York. É falso, a imagem foi editada. A foto original que ocupava o famoso painel eletrônico foi registrada em 16 de outubro de 2009, por Matt Wade.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital