UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Japão declarou que ivermectina é ‘mais eficaz que vacina’ contra Covid-19
18.01.2022 - 14h18
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp que o Japão supostamente declarou ao mundo que a ivermectina é mais eficaz que a vacina. Segundo vídeo publicado na plataforma Gettr, o país asiático teria substituído a vacinação pelo antiparasitário.  Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
JAPÃO DECLARA AO MUNDO QUE A IVERMECTINA É MAIS EFICAZ QUE A VACINA!
– Vídeo publicado no Gettr que circula no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O governo do Japão não fez nenhuma declaração informando que a ivermectina é mais eficaz que a vacina contra a Covid-19. Não há qualquer menção sobre esse medicamento em comunicados oficiais do ministério da saúde ou da entidade reguladora de medicamentos do país, a Agência Japonesa de Produtos Farmacêuticos e Dispositivos Médicos (PMDA, na sigla em inglês). O antiparasitário sequer é listado entre as opções terapêuticas contra o SARS-CoV-2. As vacinas são consideradas eficazes pelo governo japonês.
De acordo com o ministério da saúde japonês, os fármacos aprovados para o tratamento da doença, segundo atualização de janeiro de 2022, são remdesivir, dexametasona, baricitinib, casirivimab / imdevimab, sotrovimab e molnupiravir. A ivermectina não é citada em nenhum dos relatórios das autoridades de saúde locais como eficaz contra o novo coronavírus.
Além disso, as vacinas são consideradas eficazes pelo governo japonês e são recomendadas para a população. “A vacina foi confirmada como altamente eficaz na prevenção do aparecimento de sintomas, mesmo em idosos e pessoas com condições de saúde subjacentes, como pressão alta ou diabetes”, informa o site do primeiro-ministro do país — que criou no portal uma página especial com atualizações sobre os imunizantes.
O Japão começou a campanha de vacinação em fevereiro de 2021 e, até 17 de janeiro deste ano, foram administradas 202.280.089 de doses — incluindo as de reforço — de imunizantes da Pfizer, Takeda/Moderna e AstraZeneca. 79% da população do país está totalmente vacinada. Essa porcentagem é maior que o Brasil (69%) e que os Estados Unidos (62%), por exemplo, segundo dados da plataforma Our World in Data, de 17 de janeiro.
Em novembro, o Japão registrou zero mortes diárias por Covid-19 pela primeira vez após mais de um ano. Na época, especialistas afirmaram que a alta taxa de vacinação, juntamente ao uso de máscaras, provavelmente estavam por trás da redução das taxas da doença. Em 16 de janeiro, a taxa de morte para cada 1 milhão de habitantes era de 0,2 no país asiático — apenas para comparação, no Brasil essa taxa era de 5,8 na mesma data.
Não é a primeira vez que a ivermectina é enganosamente associada ao governo japonês. Em novembro, a Lupa verificou um conteúdo que falsamente informava que o Japão tinha parado de vacinar a população e optado por tratar as pessoas com ivermectina — o que não é verdade.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2024 - 18h09
Internacional
É falso que senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com homem que atirou em Donald Trump

Post alega que o senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com o homem morto pela polícia após tentar assassinar o ex-presidente e candidato à presidência dos EUA Donald Trump. A publicação exibe um print do X do parlamentar com a mensagem. É falso. Não há indício de que Randolfe tenha feito o post. A página que fez a alegação deletou a postagem.

Maiquel Rosauro
14.07.2024 - 17h18
Eleições nos EUA
É falso que foto comprova que Trump foi baleado no peito em atentado

Circula nas redes sociais e no WhatsApp uma imagem que sugere que o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano Donald Trump também teria levado um tiro no peito durante atentado na Pensilvânia. É falso. Na verdade, o suposto buraco de bala não passa de uma dobra no casaco de um dos agentes do Serviço Secreto que o protegeram.

Cristina Tardáguila
14.07.2024 - 17h08
Eleições nos EUA
Homem de touca em foto não é atirador de atentado contra Trump; trata-se de jornalista italiano

Circula nas redes post que diz que a pessoa que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump é Mark Violets, membro de um grupo antifacista. O post inclui uma foto do suposto acusado.. É falso. A imagem que circula é do jornalista italiano Marco Violi. O FBI afirma que a autoria dos tiros é de Thomas Crooks. Portanto, trata-se de pessoas distintas.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h34
Política
Vídeo de Lula assumindo que levou 11 contêineres de acervo é anterior a decisão do TCU sobre presentes

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula saiu da Presidência com 11 contêineres de acervo, sem devolver os presentes recebidos. Falta contexto. À época, havia um entendimento de que o acervo deveria ser preservado pelos ex-presidentes. Somente após acórdão do TCU, em setembro de 2016, é que o petista devolveu os presentes.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h13
Política
Janja não disse que aumento do preço da gasolina é para os veículos e não para os motoristas. É uma sátira

Post alega que a primeira dama Janja da Silva disse que o aumento no preço da gasolina é para veículos, não para motoristas. A frase remetida à Janja está presente em uma captura de tela que possui o layout do g1. É falso. Janja não disse a frase. A arte presente no post é uma sátira inspirada em um antigo comentário de Janja sobre importações.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital