UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Flávio Dino fechou posto da PRF no Maranhão
28.01.2022 - 11h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), teria acabado com um um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado. A publicação sugere que o motivo dessa decisão seria o fato de que um carro, supostamente da mãe de uma “deputada do PCdoB”, teria sido apreendido nessa unidade com mais de meio milhão de reais. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“URGENTEFlávio Dino acaba com o posto da PRF que apreendeu veículo com mais de meio milhão de reais que pertencem a mãe da Deputada do PCdoB”
Texto em post no Facebook que, até as 16h do dia 27 de janeiro de 2022, tinha 190 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Nenhum posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi fechado no Maranhão nos últimos dias. Por telefone, a assessoria de comunicação da PRF no estado confirmou que nenhuma unidade foi ou será fechada. O Maranhão tem cinco delegacias da PRF, 10 unidades e uma superintendência estadual.  Como o próprio nome indica, essa instituição é federal, subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Logo, governos estaduais não têm qualquer ingerência sobre o órgão.
O boato começou a circular em 20 de janeiro, um dia depois que um carro, no qual estavam mais de meio milhão de reais sem origem declarada, foi apreendido durante uma fiscalização. O caso aconteceu próximo à unidade da PRF da cidade de Peritoró, na BR-316, a 236 quilômetros da capital São Luiz. Os dois homens que estavam no veículo foram detidos durante a operação. O caso ganhou repercussão no estado porque o carro, um Toyota, está no nome de Zarle Jadão Meneses, mãe da deputada estadual Daniella Tema — parlamentar do DEM, não do PCdoB.
Em nota enviada à imprensa local, a deputada explicou que o carro havia sido vendido pela família recentemente, “seguindo os trâmites legais de compra e venda”. Também informou que nem ela nem a família têm qualquer relação com o dinheiro apreendido e que está à disposição das autoridades para esclarecer o caso.
O governador Flávio Dino (PSB) negou o boato com uma nota publicada em seu perfil no Twitter na última sexta (21). “Enquanto eu trabalho, e muito, há uns bandidos espalhando que eu mandei fechar um posto da Polícia Rodoviária FEDERAL. Isto é, eu mandaria no ministério da Justiça do atual governo federal. Amostra do nível de banditismo que vamos enfrentar na eleição de 2022.”, escreveu.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.04.2024 - 15h23
Política
G1 não noticiou que influenciador foi multado por curtir comentário de Elon Musk contra Alexandre de Moraes

Circula nas redes sociais um post que aparenta ser uma publicação feita pelo G1 no X, antigo Twitter. Segundo a publicação, um influenciador teria sido multado por curtir um post do empresário Elon Musk que criticava o ministro Alexandre de Moraes, do STF. É falso. Trata-se de uma montagem. Em nota, o portal disse que não publicou tais afirmações.

Evelyn Fagundes
11.04.2024 - 15h14
Saúde
É falso que Lula tenha recusado comprar vacina contra dengue existente há anos

Vídeo afirma que a vacina contra a dengue existe há anos, mas que o presidente Lula negou a aquisição do imunizante. É falso. Não cabe a ele a decisão de incluir uma vacina ao SUS. Questões de segurança foram consideradas pelo Ministério da Saúde para não incluir a Dengvaxia, aprovado pela Anvisa em 2015, na estratégia de prevenção à dengue.

Gabriela Soares
11.04.2024 - 15h05
Saúde
Anvisa não aprovou remédio ‘100dores’ para tratar dores nas articulações

Publicações mostram trechos de telejornais que supostamente recomendavam medicamentos para dores nas articulações. É falso. As gravações que mostram trechos do Cidade Alerta, da Record, e do Fantástico, da Globo, foram manipuladas. Os medicamentos não têm aprovação da Anvisa.

Catiane Pereira
10.04.2024 - 17h03
Política
É falso que evento de Lula no Parque Dona Lindu, em Recife, não teve público

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a parte externa do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Recife (PE). O post alega que um evento realizado no local com a presença do presidente Lula (PT) não teve público, uma vez que o parque estava vazio. É falso. A cerimônia foi realizada na parte interna do teatro, não na parte externa.

Evelyn Fagundes
10.04.2024 - 16h01
Política
Não é filho de Lula homem que agride mulher em vídeo viral

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem agride uma mulher com tapas, socos, empurrões e pontapés. A legenda sugere que o agressor seria Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. O criminoso, que já foi identificado pela polícia, se chama Gabriel da Silva Teixeira, da região de Samambaia, no Distrito Federal.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital