UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Conjunto habitacional mostrado em vídeo viral não tem relação com Bolsonaro
04.02.2022 - 16h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem compara a infraestrutura de conjuntos habitacionais, supostamente, construídos pelos governos Bolsonaro e Lula. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“CDHU na Era Lula. Olha a diferença aí. (…) Na gestão do Bolsonaro olha o CDHU como é que é, olha a diferença: tem quadra, tem parquinho, do outro lado tem piscina, garagenzinha, portão automático.”
Trecho transcrito de vídeo que é compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O conjunto habitacional em fase de finalização das obras, mostrado na gravação, é o Santo André K, que foi financiado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional de São Paulo (CDHU) — empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Habitação de São Paulo. O projeto foi realizado pela ECG Engenharia Construções e Geotecnia Ltda. Por e-mail, a assessoria de imprensa da CDHU informou que não houve nenhuma participação do governo federal.
A obra foi iniciada em 2018, portanto, antes da gestão de Jair Bolsonaro (PL). A entrega dos apartamentos foi feita em dezembro de 2021. Nesta publicação da CDHU é possível verificar que trata-se do mesmo prédio do vídeo, pela exposição da foto no início da página.
Os edifícios atribuídos ao governo Lula fazem parte de um projeto habitacional da Prefeitura de Santo André, mas receberam recursos do governo federal, através do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC). Ao contrário do que é dito no vídeo, a CDHU não participou da execução da obra.
A construção foi iniciada em 2010, mas foi interrompida em fevereiro de 2012 devido à rescisão do contrato com a empreiteira responsável. O projeto foi retomado em 2014 e a entrega dos imóveis foi realizada em dezembro de 2015 — durante o governo Dilma Rousseff (PT).
Os prédios podem ser identificados neste vídeo publicado pela Prefeitura de Santo André em sua página oficial no Facebook. Uma avenida separa os conjuntos habitacionais, como pode ser observado nesta captura de tela da imagem de satélite gerada via Google Maps.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.10.2024 - 18h25
Internacional
Vídeo mostra comemoração de futebol, não ataque de Israel ao Líbano

 Circula nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas observando diversas luzes vermelhas caindo do céu. A legenda do post indica que a cena seria de um ataque de Israel ao Líbano. É falso. As imagens não são do Líbano. As cenas mostram a comemoração da torcida do Mouloudia Argel pelos 103 anos do time de futebol, na Argélia.


Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h49
Eleições 2024
Não é irregular transporte de urnas em caminhonete gravado no Mato Grosso

Vídeo mostra uma caminhonete preta transportando urnas eletrônicas, com um homem insinuando irregularidades devido à falta de identificação do veículo. É falso. O carro está na lista de veículos alugados para as eleições de 2024, divulgada pelo TRE do Mato Grosso.

Gabriela Soares
07.10.2024 - 17h23
Política
Lula não foi nomeado novo líder do Hezbollah

Circula, pelas redes sociais, vídeo que mostra o presidente Lula (PT) vestindo um keffiyeh, tradicional lenço árabe. Publicações alegam que ele foi aceito como novo líder do grupo libanês Hezbollah. É falso. As imagens são do encontro de Lula com Issam Idom, dono de uma doceria libanesa em São Paulo (SP). O lenço foi um presente do empresário.

João Pedro Capobianco
07.10.2024 - 15h52
Política
É falso que Boulos foi cassado e que Marçal irá para o 2º turno

Vídeo nas redes sociais alega que Guilherme Boulos (PSOL) foi cassado pela Justiça Eleitoral e, desta forma, Pablo Marçal (PRTB) irá para o segundo turno da eleição em São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). É falso. Trata-se de uma desinformação. O registro da candidatura de Boulos está regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maiquel Rosauro
07.10.2024 - 15h33
Política
Zeca do PT não pediu para o Exército entregar quartel para o MST

Circula pelas redes sociais que o Exército deverá entregar um quartel ao MST. A informação foi compartilhada em um vídeo que sugere que a ideia foi do deputado estadual Zeca do PT (PT-MS). É falso. O Exército desmentiu que terá que entregar um quartel ao movimento. Post tira de contexto denúncia feita pelo deputado sobre uso de um terreno.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital