UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Adélio disse em depoimento que PT foi mandante do atentado contra Bolsonaro
15.02.2022 - 18h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que Adélio Bispo teria prestado um novo depoimento para a Polícia Federal e revelado que o PT seria o mandante do atentado que feriu gravemente o presidente Jair Bolsonaro em 2018, durante a campanha das eleições presidenciais daquele ano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Adélio Bispo afirma que PT foi o mandante da facada em Bolsonaro, diz revista”
Texto em imagem que, até as 18h de 15 de fevereiro de 2021, tinha mais de 200 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que Adélio Bispo, responsável pela facada que feriu Jair Bolsonaro, não prestou um novo depoimento e acusou o PT de contratá-lo para realizar o atentado. “Trata-se de notícia falsa”, disse a PF.
Em 2018, durante a campanha eleitoral, Adélio esfaqueou o então candidato Jair Bolsonaro durante um evento público em Juiz de Fora (MG). A facada feriu gravemente o político, que precisou passar por várias cirurgias. Os dois inquéritos concluídos pela Polícia Federal indicaram que Adélio agiu sozinho, sem ter recebido ordens de ninguém. Na época, o presidente Bolsonaro chegou a questionar a investigação da PF, afirmando que não teria sido aprofundada.
Adélio foi diagnosticado com “transtorno delirante persistente” e considerado “inimputável” pelo juiz. Durante seu depoimento original, publicado em partes pela revista Veja em novembro de 2020, ele disse que recebeu uma “ordem divina” para atacar Bolsonaro. Na reportagem, não há menções a partidos ou políticos envolvidos no atentado.
No final do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região reabriu o processo que investiga a facada contra Bolsonaro. O advogado do presidente, Frederick Wassef, disse que essa decisão é uma vitória e reforçou que o atentado contra Bolsonaro teve um mandante e um patrocinador – o que, até o momento, não foi comprovado.
A facada de Bolsonaro já foi alvo de diversos boatos nas redes sociais. Muitos conteúdos falsos acusam políticos de esquerda de serem os mandantes do atentado. Já circularam publicações dizendo, por exemplo, que o ex-deputado federal Jean Wyllys repassou R$ 50 mil ao advogado de Adélio Bispo – o que é falso.
Essa informação também foi verificada por Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.09.2024 - 19h14
Política
É falso que Kamala Harris utilizou fone de ouvido em debate com Trump

Circula nas redes um post afirmando que a candidata à presidência dos Estados Unidos Kamala Harris utilizou um brinco com ponto eletrônico no último debate com Donald Trump. É falso. O acessório da vice-presidente é um produto da Tiffany & Co, não da Nova, que produz aparelhos auriculares. Imagens comparativas mostram as diferenças entre os itens.


Evelyn Fagundes
19.09.2024 - 19h10
Crime
É falso que PF encontrou túnel com dinheiro em imóvel de Deolane Bezerra; advogada foi presa pela Polícia Civil

Um vídeo afirma que a Polícia Federal (PF) encontrou um túnel na casa de Deolane Bezerra, com cofre contendo documentos e dinheiro. É falso. Na Operação Integration, liderada pela Polícia Civil de Pernambuco, nenhum túnel foi descoberto. A operação investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais e resultou na prisão da influenciadora.

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h28
Política
Léo Dias não exibiu áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda a Lula

Um vídeo mostra o apresentador Léo Dias exibindo um suposto áudio de Deolane Bezerra pedindo ajuda ao presidente Lula sobre sua prisão. É falso. O vídeo foi editado e foi inserido um áudio antigo, de fevereiro passado, para sugerir que o pedido é recente. Na gravação, Deolane pedia a Lula uma ação contra o abuso infantil na Ilha de Marajó (PA).

Catiane Pereira
19.09.2024 - 15h11
Política
Voto nas eleições de 2024 não serve como prova de vida ao INSS

Circula, pelas redes sociais, uma publicação segundo a qual o voto nas eleições de 2024 valerá como prova de vida junto ao INSS . É falso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desmentiram a publicação e esclareceram que o voto não poderá ser usado como prova de vida.

João Pedro Capobianco
19.09.2024 - 11h24
Política
É falso que 95% dos deputados federais não foram 'eleitos' em 2018

Circula nas redes a informação de que 95% dos deputados federais foram eleitos por redistribuição de votos nas eleições de 2018. Portanto, somente 5% conseguiram votos suficientes, sem levar em consideração o quociente partidário. É falso. Somando o número de eleitos, um total de 74,2% não precisaria entrar na redistribuição de votos

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital