UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Adélio disse em depoimento que PT foi mandante do atentado contra Bolsonaro
15.02.2022 - 18h26
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que Adélio Bispo teria prestado um novo depoimento para a Polícia Federal e revelado que o PT seria o mandante do atentado que feriu gravemente o presidente Jair Bolsonaro em 2018, durante a campanha das eleições presidenciais daquele ano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Adélio Bispo afirma que PT foi o mandante da facada em Bolsonaro, diz revista”
Texto em imagem que, até as 18h de 15 de fevereiro de 2021, tinha mais de 200 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que Adélio Bispo, responsável pela facada que feriu Jair Bolsonaro, não prestou um novo depoimento e acusou o PT de contratá-lo para realizar o atentado. “Trata-se de notícia falsa”, disse a PF.
Em 2018, durante a campanha eleitoral, Adélio esfaqueou o então candidato Jair Bolsonaro durante um evento público em Juiz de Fora (MG). A facada feriu gravemente o político, que precisou passar por várias cirurgias. Os dois inquéritos concluídos pela Polícia Federal indicaram que Adélio agiu sozinho, sem ter recebido ordens de ninguém. Na época, o presidente Bolsonaro chegou a questionar a investigação da PF, afirmando que não teria sido aprofundada.
Adélio foi diagnosticado com “transtorno delirante persistente” e considerado “inimputável” pelo juiz. Durante seu depoimento original, publicado em partes pela revista Veja em novembro de 2020, ele disse que recebeu uma “ordem divina” para atacar Bolsonaro. Na reportagem, não há menções a partidos ou políticos envolvidos no atentado.
No final do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região reabriu o processo que investiga a facada contra Bolsonaro. O advogado do presidente, Frederick Wassef, disse que essa decisão é uma vitória e reforçou que o atentado contra Bolsonaro teve um mandante e um patrocinador – o que, até o momento, não foi comprovado.
A facada de Bolsonaro já foi alvo de diversos boatos nas redes sociais. Muitos conteúdos falsos acusam políticos de esquerda de serem os mandantes do atentado. Já circularam publicações dizendo, por exemplo, que o ex-deputado federal Jean Wyllys repassou R$ 50 mil ao advogado de Adélio Bispo – o que é falso.
Essa informação também foi verificada por Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital