UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que prédio da Localiza em Belo Horizonte exibiu projeção de apoio a Bolsonaro
17.02.2022 - 17h22
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo de uma suposta projeção com a frase “BH é Bolsonaro” sendo exibida na fachada do prédio da Localiza, rede de lojas especializadas em aluguel de veículos, em Belo Horizonte (MG). A cena mostra uma mensagem animada onde aparecem o presidente Jair Bolsonaro (PL) e a bandeira do Brasil. Um pouco acima da projeção algumas janelas do prédio são iluminadas, formando um coração. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“ARRASOU…PRÉDIO DA LOCALIZA EM BH… Av. BERNARDO VASCONCELOS – BH é BOLSONARO”
Legenda de post publicado no Facebook que, até às 14h de 17 de fevereiro de 2022, tinha 173 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem. O vídeo foi produzido pela IntroMaker, uma empresa de marketing digital de Ipatinga (MG). O edifício da Localiza mostrado na peça de desinformação fica na avenida Bernardo de Vasconcelos, em Belo Horizonte. A construção, que pode ser vista no Google Maps, não tem um painel na parte inferior que permita projeções. Fotos também mostram que a fachada é toda coberta por vidros, o que revela que houve uma manipulação digital. A gravação foi publicada originalmente no dia 28 de janeiro no perfil da IntroMaker no TikTok. Outros vídeos manipulados de prédios e monumentos estão disponíveis na página.
Em nota enviada por e-mail, a Localiza afirmou que não houve qualquer projeção na sua sede em Belo Horizonte envolvendo questões políticas ou políticos. Além disso, a empresa afirma ser apartidária.
Em 2020, a Localiza produziu uma ação para enviar uma mensagem de esperança frente aos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19. Na época, seu prédio de 26 andares em Belo Horizonte foi iluminado de 9 a 17 de abril. Foram alternadas luzes acesas e apagadas entre as salas, com o objetivo de formar um coração.
Essa informação também foi checada por Aos Fatos e Boatos.org.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital