UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ‘repórter da CNN’ gargalhou de pesquisa eleitoral com Lula na liderança
22.02.2022 - 13h13
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp um vídeo do TikTok que mostra um “repórter da CNN americana” rindo de uma pesquisa eleitoral feita no Brasil. O levantamento, exibido no canto superior direito do vídeo, indica o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto para as eleições presidenciais deste ano. O áudio do vídeo está em inglês, mas inclui uma legenda em português na qual o apresentador debocha do resultado. Ele teria falado “Vou fingir que acredito” e, em seguida, dá várias gargalhadas. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Acredite, até o repórter da CNN americana não se aguentou de tanto rir das pesquisas brasileiras que mostram o Lula na frente… 😖🤔🤨”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem, que usa uma legenda inventada. No canto superior direito do vídeo original, há uma imagem que mostra a fachada do Fox Theater – um prédio histórico localizado em Bakersfield, na Califórnia (EUA) – e não um gráfico com o resultado da pesquisa de intenção de voto brasileira. Além disso, o homem que aparece nas imagens é Aaron Perlman. Ele não é repórter da CNN Internacional, e sim âncora do programa matinal Eyewitness News, exibido pelas emissoras KBAK, afiliada da CBS, e KBFX, afiliada da Fox News, ambas situadas em Bakersfield.
As cenas são antigas. Um vídeo no YouTube com o mesmo trecho que circula pelas redes sociais mostra que o registro está na plataforma pelo menos desde 2015. Nessa época, Dilma Rousseff era a presidente do Brasil. A pesquisa incluída na peça de desinformação, realizada pela Genial/Quaest, foi divulgada em novembro de 2021. A CNN Brasil divulgou o levantamento, que mostrou Lula com 48% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 21% do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Existem também diversos erros de tradução na legenda presente no vídeo. Em nenhum momento Perlman menciona que Lula acabou de sair da cadeia ou fala sobre o Brasil. Na verdade, o apresentador tem uma crise de risos ao terminar de comentar uma notícia sobre um esfaqueamento envolvendo dois idosos. Ele pede desculpas e diz que não está rindo da história que foi apresentada. Após alguns segundos, o jornalista se recompõe.
Há mais de 10 anos, Perlman tem sido também o meteorologista matinal do Eyewitness News. Uma das estratégias que costuma usar nesse quadro é o humor. No seu perfil oficial no Facebook estão disponíveis alguns vídeos engraçados com comentários sobre o clima (veja aqui e aqui).
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital