UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de suposto ataque aéreo na Ucrânia é cena extraída do jogo Arma 3
24.02.2022 - 17h49
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo de um ataque aéreo lançado contra uma instalação terrestre, provocando uma série de explosões. A atitude teria sido fortemente revidada por um sistema de defesa, que tenta derrubar a aeronave com disparos em sequência. A legenda que acompanha a gravação indica que essas imagens teriam sido feitas durante o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, iniciado nesta quinta-feira (24). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“(…) Rússia x Ucrânia ”
Legenda de vídeo que, até às 17h do dia 24 de fevereiro, havia sido compartilhado por 55 mil pessoas no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula pelas redes sociais não mostra imagens do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Na realidade, as cenas foram extraídas do jogo de videogame Arma 3, criado pelo estúdio Bohemia Interactive Studio e lançado em 2013. A história do jogo se passa durante um conflito militar fictício, causado por uma operação fracassada da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na futura década de 2030.
O trecho do Arma 3 que circula pelas redes sociais como se fosse um registro da guerra na Ucrânia está disponível no YouTube pelo menos desde 18 de junho do ano passado, no perfil Compared Comparison. Trata-se de um canal especializado em fazer simulações realistas de conflitos, usando jogos de guerra. O registro exibe a mesma cena compartilhada de forma enganosa: uma explosão ocorre nos primeiros segundos e, logo em seguida, um avião é alvejado. Um curto trecho do vídeo na vertical, simulando uma gravação feita pelo celular, foi publicado pelo canal em 22 de janeiro deste ano – foi essa versão que viralizou nas redes sociais.
Uma versão semelhante desse conteúdo foi desmentida pelo Estadão Verifica.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.07.2025 - 19h10
Fraude
É golpe site que se passa pelo Mercado Livre e oferece armas a preços promocionais

Circula no Facebook um post que promove a venda de armas de pressão por R$97 no site do Mercado Livre. É falso. Trata-se de um golpe de phishing – quando golpistas se passam por uma empresa para enganar usuários e roubar dados pessoais. O link que acompanha a publicação redireciona para uma página falsa, que não é o site oficial do Mercado Livre.


Evelyn Fagundes
18.07.2025 - 18h15
Política
Homem que critica Lula e STF em vídeo é desembargador aposentado

Circula no Facebook um vídeo em que um homem faz críticas ao discurso público feito pelo presidente Lula nesta quinta (17). Segundo a legenda, a pessoa seria um desembargador. Falta contexto. O homem é de Sebastião Coelho, que se aposentou da função de desembargador em 2022. Desde 2023, ele foi investigado por associação aos atos golpistas. 


Evelyn Fagundes
18.07.2025 - 15h35
Saúde
Coronavac não foi ineficaz; reportagem sobre vacinas vencidas é de 2021

Post alega que a Coronavac foi ineficaz e que vacinas vencidas estão sendo aplicadas na população. Como forma de comprovação é utilizado um print de uma reportagem da Folha sobre registros indicarem que milhares de brasileiros tomaram vacina vencida. É falso. A reportagem é antiga e a eficácia da Coronavac foi comprovada em estudos clínicos.

Maiquel Rosauro
17.07.2025 - 17h32
Internacional
Presidente do México não sugeriu boicote a produtos dos EUA

Circula no Facebook um texto atribuído à presidente do México, Claudia Sheinbaum, sugerindo boicote a produtos dos EUA em resposta ao muro na fronteira. Segundo o post, isso causaria colapso na economia norte-americana. É falso. O post circula desde 2016, antes de Sheinbaum assumir o cargo, e não há registro de que ela tenha feito tal declaração.

Carol Macário
17.07.2025 - 17h06
Política
É falso que a PF tenha apreendido joias na casa de Nikolas Ferreira

Circula no WhatsApp um vídeo alegando que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a Polícia Federal (PF) a apreender joias sem registro fiscal na casa do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). É falso. O STF disse que desconhece a suposta operação. No quadro de operações disponível no site da PF não há nenhuma menção ao caso.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital