UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antiga foto viral de Volodymyr Zelensky usando colete militar
25.02.2022 - 17h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma foto do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, usando um colete militar. Segundo a legenda, ele teria decidido colocar a farda para lutar na linha de frente do conflito com a Rússia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Mesmo sem ajuda da OTAN/EUA, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, põe um colete e decide lutar na linha de frente para defender sua nação e seu povo! Que sua coragem e bravura, também a de todos os soldados que prestam seu apoio, não sejam em vão!”
Texto em vídeo que, até 15h do dia 25 de fevereiro de 2022, havia sido visualizado por 288,5 mil usuários no Instagram
Falso
A informação analisada pela Lupa é antiga. Na verdade, a foto que viralizou nas redes sociais foi registrada em abril de 2021, durante uma visita do presidente Zelensky a uma região do país em conflito com separatistas. Não há relação com a invasão russa ao território ucraniano iniciada na quinta-feira (24).
Volodymyr Zelensky visitou a região de Donbas, que faz fronteira com a Rússia, em 8 de abril de 2021. A ação foi vista como uma demonstração de apoio às forças ucranianas que, desde 2014, travavam um conflito armado com separatistas apoiados pelo país vizinho. Na ocasião, o chefe de Estado ucraniano vestiu uniforme militar e colete à prova de balas para passar as tropas em revista nas trincheiras, segundo informou a AFP.
A foto analisada faz parte de uma galeria de imagens intitulada “Working trip to Donbas” (“Viagem de trabalho a Donbas”, em português) disponível no site da Presidência da Ucrânia e publicada no próprio dia 8 de abril do ano passado. Posteriormente, a imagem também foi distribuída pela agência Reuters.
Pelo Twitter, Zelensky declarou na época que, enquanto Comandante Supremo das forças, estava a caminho dos locais de agravamento dos combates em Donbas para estar ao lado de seus soldados naqueles “momentos difíceis”.
O presidente ucraniano prometeu permanecer na capital do país, Kiev, mesmo em meio ao cerco das tropas russas. A declaração foi dada em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (25). Zelensky disse que estava “com todas as pessoas que são necessárias para o trabalho do governo central”. Não há menção ao combate na linha de frente do conflito.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.09.2024 - 17h35
Clima
Governo Lula não comprou drone que provoca queimadas

Publicações nas redes sociais mostram um drone de ignição aérea e alegam que o governo federal teria comprado o equipamento. As postagens associam a suposta compra a queimadas criminosas. É falso. O drone foi projetado para combater incêndios e não foi comprado pelo governo brasileiro.

João Pedro Capobianco
11.09.2024 - 17h14
Política
É falso que governo criou 'Dops' para censurar conteúdos nas redes

Circula nas redes vídeo que diz que o governo criou uma espécie de Dops para censurar conteúdos na internet. A Anatel e o TSE estariam removendo qualquer post que o governo ache que não está alinhado com seus interesses. É falso. Acordo firmado é para acelerar cumprimento judicial de retirada de sites falsos e que atentem contra o sistema eleitoral

Ítalo Rômany
11.09.2024 - 16h54
Redes
É falso texto que orienta usuário a publicar declaração para que Facebook não use dados pessoais

Circula no Facebook um texto alegando que a Meta “agora é uma entidade pública” e que, por isso, todos os usuários precisam compartilhar um texto proibindo a plataforma de utilizar os dados e fotos pessoais. É falso. A Meta desmentiu o aviso. Trata-se de um boato antigo, que circula desde 2012.

Gabriela Soares
11.09.2024 - 15h54
Política
É falso que ‘bloqueio da Starlink’ atrapalha caminhoneiros

Circulam, nas redes sociais, publicações segundo as quais motoristas de caminhão estariam sendo afetados pelo bloqueio da rede social X e do sinal de internet da empresa Starlink. Em vídeo, um homem mostra um pátio com caminhões estacionados enquanto faz ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes. É falso. O sinal da Starlink não foi bloqueado.

João Pedro Capobianco
11.09.2024 - 13h15
Política
É falso que Bolsonaro xingou Marçal durante ato do 7 de setembro

Circula nas redes sociais uma montagem com dois vídeos: um de Jair Bolsonaro xingando alguém durante discurso na avenida Paulista no último 7 de setembro e outro de Pablo Marçal, também no ato. A legenda sugere que Bolsonaro criticava Marçal. É falso. Marçal chegou ao ato depois que Bolsonaro já tinha discursado. 


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital