UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de suposto bombardeio de depósito de gasolina na Ucrânia foi gravado no Líbano
04.03.2022 - 17h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma violenta explosão. Diante de seu impacto, a pessoa que registrava a cena derruba o celular, e é possível ver uma nuvem de detritos tomando conta do lugar. Segundo a legenda, seria um bombardeio feito pela Rússia a um depósito de gasolina ucraniano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A Rússia acabou de Bombardear o depósito de Gasolina Da Ucrânia 🇺🇦, é Triste 😢😭”
Legenda de vídeo que, até 16h do dia 18 de março de 2022, havia sido visualizado por 176 mil usuários no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo, de 2020, e registra uma grande explosão ocorrida em Beirute, capital do Líbano. Não há relação com a recente invasão russa na Ucrânia.
A gravação, de 14 segundos de duração, começa mostrando uma nuvem de fumaça cinza subindo ao céu. Instantes depois, uma violenta explosão derruba a câmera, que registra detritos no ar levantados pela imensa energia liberada.
A explosão de grandes proporções foi registrada no porto de Beirute em 4 de agosto de 2020. De acordo com agências internacionais, mais de 200 pessoas morreram e 6,5 mil ficaram feridas. A tragédia foi provocada por uma carga de fertilizantes de nitrato de amônio que foi armazenada de forma inadequada no local.
À época, o momento foi registrado de diferentes locais de Beirute. Todas as gravações mostram uma cena semelhante à mostrada no vídeo analisado: uma nuvem de fumaça que dá lugar a uma grande explosão, uma fumaça branca arredondada e grande poder de destruição.
O vídeo em questão foi publicado no YouTube no dia seguinte à explosão, em 5 de agosto de 2020. A cena foi atribuída à tragédia da véspera, identificando a cidade de Beirute.
A Lupa já verificou diversos vídeos e fotografias falsamente atribuídas à invasão russa na Ucrânia. Veja a lista completa aqui.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital