UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo de motociata com participação de Bolsonaro é antigo e não foi gravado na Bahia
07.03.2022 - 13h42
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo com 2 minutos de duração que supostamente mostra uma motociata com participação do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a descrição presente nas imagens, o movimento ocorreu na cidade de Salvador (BA) no dia 26 de fevereiro deste ano. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“E não tem pão com mortadela. Salvador hoje”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 12h de 7 de março de 2022, tinha 7,4 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que mostra o presidente Bolsonaro em um passeio de moto com apoiadores foi gravado em junho de 2021 na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. O mesmo registro está disponível desde o dia 12 de junho do ano passado no perfil oficial de Bolsonaro no Twitter. Nele, é possível ouvir uma pessoa dizendo “Olha ele aí. Presta continência, mano”, da mesma forma que se ouve nas cenas que circulam pelas redes sociais.
Além da Folha de S.Paulo, a motociata de 12 de junho de 2021 também foi noticiada por UOL, G1 e Poder360, entre outros veículos. O ato, promovido por apoiadores do presidente, começou no bairro de Santana, na zona norte da capital paulista, e seguiu até Jundiaí (SP) pela rodovia dos Bandeirantes. Depois, o grupo retornou a São Paulo.
A peça de desinformação foi publicada no Facebook em 26 de fevereiro. Naquele dia, um sábado, não havia nenhum compromisso oficial registrado na agenda do presidente. Também não houve nenhum compromisso oficial durante aquela semana no estado da Bahia. No dia 26 de fevereiro, Bolsonaro desembarcou no Guarujá, no litoral de São Paulo, para passar o feriado de Carnaval. Naquele dia, o presidente saiu de Brasília pela manhã e chegou ao Guarujá por volta das 10h20.
Essa informação também foi verificada por Boatos.org e Aos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital