UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo de navio ‘espião’ russo na costa brasileira
11.03.2022 - 16h52
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais o trecho de uma reportagem produzida pelo Jornal da Band que mostra um navio russo em passagem pela costa brasileira. O vídeo sugere que a embarcação é alvo de suspeitas de espionagem por parte da Marinha. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Navio russo muito misterioso detectado na costa brasileira. ACORDA BRASIL”
Legenda de vídeo que, até 13h do dia 11 de março de 2022, havia sido visualizado por 112 mil usuários no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um vídeo antigo, parte de uma reportagem originalmente veiculada no Jornal da Band, da TV Bandeirantes, em 21 de fevereiro de 2020. Ou seja, não possui qualquer relação com o atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
No trecho da reportagem, de duração de um minuto, a repórter Natashi Franco afirma que os deslocamentos da embarcação Yantar são monitorados ao redor de todo o mundo, já que a bordo dele transitam sensores capazes de mapear o fundo do mar com alta precisão. Na tela, é exibido o texto “Espionagem? Passagem de navio russo alerta Marinha”.
De acordo com o governo russo, a embarcação tem como objetivo realizar pesquisas oceanográficas. O navio apareceu na chamada Zona Econômica Exclusiva do Brasil, faixa oceânica em que o país tem prioridade de exploração, no dia 10 de fevereiro de 2020. À época, o fato também foi noticiado por outros veículos de comunicação.
Segundo a matéria do Jornal da Band, o navio russo ficou por seis dias desaparecido em alto mar, próximo ao Rio de Janeiro. Nesse período, circulou próximo à zona de exploração do pré-sal e só foi encontrado perto de cabos de transmissão de internet localizados na costa fluminense.
Por meio de nota publicada em 21 de fevereiro de 2020, a Marinha do Brasil informou que o Yantar deixou o porto do Rio de Janeiro naquela data, com destino declarado a Lisboa, capital portuguesa. “A autorização de estadia no Brasil foi solicitada pela Adidância Militar da Rússia, e seguiu os protocolos vigentes para a movimentação de navios de guerra e de Estado estrangeiros nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB)”, declarou a corporação.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital