UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É de fevereiro de 2020 vídeo viral sobre exercícios militares da Venezuela
16.03.2022 - 19h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma reportagem de TV que fala sobre um exercício militar da Venezuela. No vídeo, o repórter diz que as mobilizações supostamente seriam uma represália a declarações dos presidentes do Brasil e Colômbia. A matéria diz que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), de financiar grupos terroristas na fronteira entre os dois países. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Atenção, notícia importante. Guerra entre Brasil e Venezuela? Venezuela faz exercícios militares”
Texto em vídeo publicado no TikTok que, até as 19h de 16 de março de 2022, tinha sido visualizado por mais de 1,2 milhões de pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que circula nas redes desde ontem foi originalmente publicado em fevereiro de 2020 pela agência de notícias espanhola EFE, e não tem nenhuma relação com o cenário internacional atual. Somente o texto indicando uma suposta guerra entre Brasil e Venezuela foram inseridos posteriormente.
Em dezembro de 2019, um grupo paramilitar, formado por desertores do exército venezuelano, atacou o exército da Venezuela no estado de Bolívar, que faz fronteira com o Brasil. Os desertores foram aceitos como refugiados pelo governo brasileiro. Por causa disso, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), de “abrigar terroristas”, entre outras coisas.
Em janeiro de 2020, o governo da Venezuela anunciou exercícios militares. Esses exercícios foram realizados em fevereiro. Contudo, a temperatura da crise diminuiu depois desse incidente. Não há registro de manobras militares dessa magnitude recentes no país.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital