UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Nubank está ofertando Pix de até R$ 75,00 no WhatsApp
28.03.2022 - 12h06
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp uma mensagem dizendo que o banco digital Nubank está oferecendo Pix de até R$ 75,00 para comemorar o aniversário da empresa. Para ganhar, o usuário precisaria entrar em um site e responder um questionário online. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Até R$75 no pix agora!💜 Promoção de aniversário Nu, participe agora! 👇🏻👇🏻”
Texto acompanhado de link que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Na verdade, trata-se de um golpe para roubar dados pessoais. A assessoria de imprensa do Nubank informou, em nota enviada por e-mail, que a instituição não está realizando a campanha de aniversário que circula pelo WhatsApp. Vale ressaltar que a empresa foi fundada no dia 6 de maio, e não em março.
Ao clicar no link que acompanha a mensagem, uma página com as cores e o layout semelhantes ao do banco digital aparece na tela. Com os dizeres “Aniversário Nu!”, a página apresenta um pequeno texto explicando que a empresa preparou um questionário. Ao final das perguntas o usuário receberia um determinado valor via pix pela participação.
São realizadas quatro perguntas — selecionar o banco que está fazendo aniversário, a idade do internauta, avaliação da empresa e, por último, se indicaria o banco a amigos e parentes —, todas com diferentes opções para escolha. Independente da resposta informada o usuário é encaminhado para a próxima etapa. Após esse processo, é revelado que a pessoa tem direito ao prêmio, sendo preciso enviar a promoção para cinco grupos no WhatsApp. Para concluir, basta informar a chave pix e “receber” o dinheiro.
Para não cair nesse tipo de golpe, é importante prestar atenção em alguns detalhes. Grandes empresas não costumam fazer sorteios pelo WhatsApp, geralmente elas usam seus canais oficiais para esse fim. Além disso, apesar de apresentar um visual semelhante ao do banco digital, a procedência do link não segue o padrão de sites nacionais, com o sufixo “.com.br”, por exemplo. O domínio do site que contém o suposto link para o prêmio não é de propriedade do Nubank (nubank.com.br), e está registrado no exterior de forma oculta.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital