UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Pessoas abordadas pela PM em vídeo são torcedores, não criminosos ‘que saqueariam supermercados’
05.04.2022 - 18h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp e em outras redes sociais um vídeo mostrando diversas pessoas sendo abordadas pela polícia na frente de três ônibus, no que parece ser uma rodovia. O texto que acompanha a gravação diz que elas foram interceptadas pela Polícia Militar “a caminho de Fortaleza”, onde realizariam “saques nos supermercados”. A legenda afirma ainda que a ação foi ordenada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que queria provocar o “caos no país” com o objetivo de colocar a culpa no presidente Jair Bolsonaro (PL). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Foram presos a caminho de Fortaleza para realizarem saques nos supermercados mas foram interceptados pelo batalhão da PM a tempo de evitar o vandalismo. LULA ordenou aos movimentos de acéfalos que ainda consegue manipular, para levar o caos ao país e colocar culpa em BOLSONARO vejam do que são capazes, LULA e sua quadrilha para tentar retornar ao poder. Temos que nos unir e evitar que esses meliantes consigam seus objetivos.”
Texto que acompanha o vídeo que circula no WhatsApp e em outras redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não mostra pessoas presas por planejarem saques a supermercados, mas sim uma abordagem feita pela Polícia Militar do Ceará a integrantes da Torcida Jovem do Sport Recife no último domingo (3). Eles estavam indo assistir ao jogo entre Fortaleza, do Ceará, e Sport, do Recife, na Arena Castelão, localizada em Fortaleza, pela final da Copa do Nordeste.
Em nota, a PM informou que os torcedores “foram vistoriados e escoltados até o estádio” e que “nada de ilícito foi encontrado”. Ainda de acordo com a polícia, as abordagens são realizadas para garantir a segurança e evitar tumultos entre as torcidas.
A Torcida Jovem do Sport ainda publicou, em sua página no Facebook, uma nota de agradecimento à polícia cearense pelo “tratamento e respeito mútuo”. Na fotografia, é possível identificar os mesmos ônibus e policiais que aparecem na gravação que circula no WhatsApp.
A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula negou qualquer envolvimento com o fato e lamentou que “o bolsonarismo tem espalhado uma série de mentiras contra Lula na sociedade com motivações políticas”.
Outra publicação falsa envolvendo saques e furtos a supermercados também foi verificada recentemente pela Lupa. Circulou nas redes sociais um vídeo mostrando pessoas com blusas vermelhas e faixas indo em direção ao supermercado Extra da avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo. A ação era parte de protestos realizados em várias cidades do Brasil no último sábado (2) contra a fome, a alta dos preços nos supermercados e a violência do estado.
A legenda que acompanhava o registro, no entanto, afirmava que a manifestação teria sido realizada pelo PT e que haviam sido registrados saques, o que é falso. Não foram registrados saques nem furtos, e o PT não coordenou os protestos. A organização foi feita por movimentos sociais.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital