UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Barroso, do STF, disse que Bolsonaro só será reeleito ‘por cima do seu cadáver’
05.04.2022 - 18h59
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um texto afirmando que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse, em uma live, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) só será reeleito “por cima do seu cadáver”. A publicação afirma também que Barroso falou que não reconhece Bolsonaro como presidente legítimo e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) merece uma chance. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:
“’Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver’ declarou Barroso em live. Luís Barroso, ministro do Supremo TribunaL Federal (STF) falou em uma live numa reunião com juízes franceses que não reconhece o presidente legitimamente eleito, Jair Bolsonaro e que afirmou categoricamente que não será reeleito. ‘Lula merece uma segunda chance’ concluiu Barroso.”
Texto publicado no site Grupo Notícias Online que circula nas redes sociais
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros de que o ministro Luís Roberto Barroso tenha atacado Bolsonaro ou se declarado contrário à reeleição do presidente em qualquer gravação ou live recente. Também não existem compromissos oficiais registrados com a participação de “juízes franceses” na agenda oficial do ministro nos últimos dois meses.
Em nota publicada no site oficial do STF, o gabinete do ministro informou que “tal encontro virtual nunca ocorreu” e que o ministro “jamais deu as declarações” que constam no texto analisado. “O Brasil vive a naturalização da mentira. Há uma nova atividade no país: a de traficante de notícias falsas. Vivemos uma decadência ética profunda”, disse Barroso.
O texto foi publicado em um blog desconhecido, que foi criado no dia 16 de março de 2021. Todas as publicações do veículo seguem o mesmo padrão, com textos curtos e manchetes polêmicas e chamativas. O blog também não revela a identidade de seus autores e não possui endereço de e-mail para contato.
Esse conteúdo também foi verificado pelo UOL Confere e pelo Boatos.org.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital