UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Alinne Moraes disse que fará ‘sexo gratuito’ caso Bolsonaro seja reeleito
07.04.2022 - 14h00
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp que a atriz Alinne Moraes concedeu uma entrevista à revista Cláudia e disse que iria “fazer sexo gratuito” caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhasse as próximas eleições de 2022. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“‘Farei sexo gratuito caso o bozo seja reeleito’ disse a atriz Alinne de Moraes em entrevista à revista Cláudia”
Texto que circula pelo WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A atriz Alinne Moraes não disse à revista Cláudia que iria “fazer sexo gratuito” caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito em 2022. Em janeiro, ela foi capa da revista e concedeu uma entrevista, porém não fez essa promessa em nenhum momento. Durante a conversa, a atriz revelou que pretende votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Espero que não faltem vacinas, que o Bolsonaro caia e que as pessoas não desperdicem seu voto. A gente precisa tombar o Bolsonaro. E a pessoa que é capaz de tombar esse homem é o Lula”, disse.
A Lupa procurou ainda a revista Cláudia para entender se essa fala da atriz foi feita em algum momento durante a entrevista. “Alinne Moraes nunca deu essa declaração e tenho certeza que jamais faria. É estarrecedor ver o nível da baixaria que essas pessoas chegaram e do conteúdo de quinta série que se espalha na lama de fake news que assola o Brasil hoje”, afirma Pedro Henrique França, autor da reportagem.
Em suas redes sociais, Alinne Moraes já se posicionou contra o presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, por exemplo, ela publicou uma foto com uma faixa com os dizeres “Censura nunca +” e afirmou na legenda que o presidente era genocida.
Procurada, a assessoria de imprensa da atriz decidiu não se posicionar sobre o caso.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital