UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Daniela Mercury disse em show que Jesus era gay
11.04.2022 - 18h06
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra a cantora Daniela Mercury em um show. No registro, a artista diz que “a nossa Constituição não é a bíblia” e afirma que “Jesus era gay, muito gay, muito bicha, muito veado”. Ela finaliza sua fala dizendo que o Brasil “está muito chato”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Em total desespero Daniela Mercury grita que Jesus era gay”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é antigo e foi editado para parecer que Daniela Mercury fazia referência à figura religiosa de Jesus Cristo. Na verdade, ela estava falando sobre o falecido cantor Renato Russo. Uma versão sem cortes da fala da artista, disponível no YouTube, mostra que, a partir dos 4 minutos do início da gravação, Daniela começa a cantar a música “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana. Em seguida, a cantora começa a falar sobre seu amigo, Renato Russo, vocalista do grupo, dizendo que ele “era gay, muito gay, muito bicha, muito veado sim”.
O show foi realizado no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), em julho de 2018. Em sua participação no evento, a cantora protestou contra o cancelamento da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que seria apresentada no mesmo festival e contava com uma artista transexual interpretando Jesus Cristo como trans. Na época, o governo de Pernambuco cancelou a apresentação da peça, que aconteceria entre os dias 20 e 29 de julho daquele ano. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo publicada na época. O motivo da atitude seria a pressão de parceiros do festival, que ameaçaram boicotar o evento.
Em entrevista ao portal F5, site de entretenimento da Folha, também em 2018, Daniela Mercury negou que tenha falado que Jesus é gay na sua participação do festival. “Não era uma manifestação religiosa e sim uma fala indignada contra a censura artística de uma peça teatral”, disse.
Uma checagem semelhante foi feita por Boatos.org e Estadão Verifica.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital