UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Foto de Bolsonaro com André Mendonça em jogo do Santos é anterior a nomeação no STF
19.04.2022 - 12h55
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma fotografia mostrando o presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. A legenda afirma que a foto foi feita durante a partida entre Santos e Coritiba, na Vila Belmiro, no último domingo (17). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:
“O Presidente da República foi ‘vaiado’ na Vila Belmiro assistindo o jogo Santos e Coritiba nesse último domingo… Estava acompanhado de um dos Ministros do STF, aquele ‘extremamente evangélico’ indicado, recentemente, por ele! Escandalosamente, a ‘Alta Corte de Justiça’ do Brasil se viu representada no ‘cercadinho’ do Bolsonaro! Que vergonha para o STF!
Texto da imagem que circula no Facebook e no Twitter
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A fotografia mostrando o presidente Jair Bolsonaro cumprimentando André Mendonça é antiga. Ela foi registrada em 2019, quando Mendonça ainda era advogado-geral da União e, portanto, não tinha assumido o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) – o que só ocorreu em dezembro de 2021.
Com uma busca reversa de imagens no Google, foi possível encontrar a mesma fotografia no perfil de Mendonça no Twitter. A imagem foi publicada no dia 17 de novembro de 2019. No dia anterior, ele e Bolsonaro assistiram à partida entre Santos e São Paulo válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, o presidente foi recebido por um misto de vaias e gritos de “mito”.
Uma fotografia tirada em um momento diferente do encontro também foi compartilhada no Twitter com legenda similar. Nela, Bolsonaro e Mendonça aparecem lado a lado, mas sem se cumprimentar. As roupas, as outras pessoas e os elementos que aparecem no registro permitem concluir que a cena também foi capturada no mesmo dia.
Bolsonaro também esteve presente na partida entre Santos e Coritiba, realizada em 17 de abril deste ano na Vila Belmiro. Mas ao contrário do que a publicação analisada pela Lupa afirma, Mendonça não apareceu ao lado do presidente.
Durante a live da última quinta-feira (17), o presidente avisou que iria ao jogo e chegou a afirmar que usaria a “camisa branca do peixe”. “Se a torcida santíssima autorizar, eu boto uma camisa. Eu tenho uma autografada pelo Pelé, mas não vou levar porque tá guardada aqui com muito carinho, né?”, disse. Nos vídeos da partida, Bolsonaro aparece acompanhado de amigos e assessores e veste uma camisa bege – e não a camiseta do uniforme do Santos. Novamente, ele foi alvo de vaias e gritos de apoio.
André Mendonça ocupou o comando da Advocacia-Geral da União (AGU) entre janeiro de 2019 e abril de 2020. Ele deixou o cargo para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde permaneceu até março de 2021. Depois disso, voltou à AGU e ficou no cargo até 5 de agosto de 2021, quando foi indicado ao STF por Bolsonaro.
Em dezembro de 2021, Mendonça foi aprovado pelo Senado Federal para ocupar o cargo de ministro do STF por 47 votos favoráveis a 32 contrários. Na ocasião, Bolsonaro comemorou a aprovação de Mendonça e disse que o compromisso de levar ao STF um ministro “terrivelmente evangélico” tinha se concretizado.
Esse conteúdo também foi checado pelo UOL Confere e pela AFP Checamos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital