UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ‘líder dos advogados do PT’ foi flagrado ao revelar fraude em pesquisas eleitorais
19.04.2022 - 16h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo no qual um homem fala que estaria fraudando as pesquisas eleitorais para parecer que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem votos para conseguir se reeleger. Essa manobra teria como objetivo mostrar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conta com crescente apoio popular, estando cada vez mais à frente na disputa que ocorrerá este ano. O texto inserido no vídeo indica que o homem que aparece na gravação seria “líder dos advogados do PT”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Líder dos advogados do PT, dr. Avacalho Ellhys orienta a continuar fraudando pesquisas eleitorais e consumar nas URNAS”
Texto que acompanha vídeo compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A pessoa que aparece no vídeo compartilhado pelo WhatsApp não é o “líder dos advogados do PT”, que teria afirmado que o partido frauda pesquisas eleitorais para favorecer o ex-presidente Lula. A assessoria de imprensa do partido informou, em nota, que o nome mencionado no texto – “Doutor Avacalho Ellhys” – não é de um advogado ligado à legenda. Trata-se de um trocadilho com as palavras “avacalho” e “eles” – ou seja, a cena foi criada como um conteúdo satírico.
O vídeo foi publicado originalmente no canal de YouTube “Nana Arroba & Dr. Avacalho”, que fala sobre política com um tom humorístico. O autor da gravação é Warley Alberto Clauhs, também conhecido como “Nana Arroba”, um mineiro que chegou a se candidatar ao cargo de vereador nas eleições de 2020 em Rondon do Pará (PA). Ele era filiado ao Republicanos na ocasião.
É falsa também a afirmação do vídeo do “Doutor Avacalho Ellhys” de que as pesquisas eleitorais não representam a real intenção de voto dos brasileiros. Institutos como o Datafolha e Ipec possuem metodologias claras para tentar entender a quantidade de votos de cada candidato no momento em que ocorreu o levantamento – tendo, inclusive, uma margem de erro divulgada. Desde o início do ano, há ainda a exigência de que as sondagens tenham registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Essa informação também foi verificada pelo Boatos.org.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital