UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Reportagem sobre a fome no Brasil não foi ao ar durante governo do PT
20.04.2022 - 17h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra o lançamento de uma série de reportagens sobre a fome no Brasil transmitida pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. A apresentadora Fátima Bernardes diz que os repórteres Marcelo Canellas e Lúcio Alves são os responsáveis pelas matérias. A legenda que acompanha a gravação afirma que o conteúdo foi transmitido durante o governo pertencente ao Partido dos Trabalhadores (PT). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Reportagem antiga do Jornal Nacional mostra a fome durante o tempo do PT”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A série de reportagens “Fome”, transmitida pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, foi ao ar de 18 a 22 de junho de 2001. Nessa época, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o chefe do Executivo no país e cumpria o seu segundo mandato. Logo, o vídeo não mostra “a fome durante o tempo do PT”. O tucano deixou o cargo somente em 1º de janeiro de 2003, quando foi substituído por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país até 1º de janeiro de 2011.
Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que os apresentadores do Jornal Nacional daquela época, Fátima Bernardes e William Bonner, comentam sobre a série de reportagens que retratou a fome no Brasil. Nessa gravação, Fátima confirma que as reportagens foram ao ar em junho de 2001. No dia 20 de junho de 2001, uma publicação  no site do Senado Federal declarou que as reportagens sobre a fome no Brasil, levadas ao ar pelo Jornal Nacional, repercutiram na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Além disso, um minidocumentário publicado no acervo da Globo em junho de 2001, mostra o repórter Marcelo Canellas, um dos responsáveis pela série, comentando sobre os bastidores da produção. O perfil de Canellas no acervo da Globo inclui detalhes sobre a criação da série televisiva. O texto afirma que o jornalista propôs a realização da gravação em 1998, mas a produção “só emplacou em 2001”.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital