UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Reportagem sobre a fome no Brasil não foi ao ar durante governo do PT
20.04.2022 - 17h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra o lançamento de uma série de reportagens sobre a fome no Brasil transmitida pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. A apresentadora Fátima Bernardes diz que os repórteres Marcelo Canellas e Lúcio Alves são os responsáveis pelas matérias. A legenda que acompanha a gravação afirma que o conteúdo foi transmitido durante o governo pertencente ao Partido dos Trabalhadores (PT). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Reportagem antiga do Jornal Nacional mostra a fome durante o tempo do PT”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A série de reportagens “Fome”, transmitida pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, foi ao ar de 18 a 22 de junho de 2001. Nessa época, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o chefe do Executivo no país e cumpria o seu segundo mandato. Logo, o vídeo não mostra “a fome durante o tempo do PT”. O tucano deixou o cargo somente em 1º de janeiro de 2003, quando foi substituído por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país até 1º de janeiro de 2011.
Um vídeo publicado no YouTube mostra o momento em que os apresentadores do Jornal Nacional daquela época, Fátima Bernardes e William Bonner, comentam sobre a série de reportagens que retratou a fome no Brasil. Nessa gravação, Fátima confirma que as reportagens foram ao ar em junho de 2001. No dia 20 de junho de 2001, uma publicação  no site do Senado Federal declarou que as reportagens sobre a fome no Brasil, levadas ao ar pelo Jornal Nacional, repercutiram na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Além disso, um minidocumentário publicado no acervo da Globo em junho de 2001, mostra o repórter Marcelo Canellas, um dos responsáveis pela série, comentando sobre os bastidores da produção. O perfil de Canellas no acervo da Globo inclui detalhes sobre a criação da série televisiva. O texto afirma que o jornalista propôs a realização da gravação em 1998, mas a produção “só emplacou em 2001”.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
14.03.2025 - 14h20
Religião
Post com pedido de oração pela Síria atribuído ao Papa é fake

Circula, pelas redes sociais, um pedido de orações pela Síria feito pelo Papa Francisco. No texto da publicação, são mencionadas pessoas decapitadas na cidade de Qaraqosh, no Iraque. É falso. A mensagem circula nas redes desde, pelo menos, 2017. Não se tem notícia de mensagem semelhante divulgada pelo Pontífice.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 14h15
Cultura
‘Ainda Estou Aqui’ não foi financiado pelo BNDES

Circula nas redes sociais um post afirmando que o filme “Ainda Estou Aqui” foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É falso. A produção foi custeada com recursos próprios, não públicos. A publicação distorceu uma notícia sobre o banco ter aprovado recentemente um financiamento para uma coprodutora do longa.


Evelyn Fagundes
13.03.2025 - 17h30
Política
Vídeo em que homem diz ter orgulho da prisão de Lula foi editado

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem declara que um dos momentos de maior orgulho de sua vida foi o dia em que o presidente Lula foi preso. É falso. O vídeo foi editado. Na fala original, ele afirma que tinha “muito orgulho do presidente” e que, no momento em que Lula foi preso durante a Lava Jato, o petista enfrentou a situação de “cabeça levantada”.

Ítalo Rômany
13.03.2025 - 17h01
Economia
É falso que governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias

Circula nas redes sociais um post que afirma que o governo decretou o fim das férias consecutivas de 30 dias com a nova lei trabalhista vigente em 2025. É falso. Não existe qualquer mudança ou alteração sobre esse direito. Faltas justificadas por atestados médicos não impactam nas férias do trabalhador.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital