UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem vídeo de cocaína sobre mesa de presidente da Ucrânia
25.04.2022 - 16h40
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo WhatsApp um vídeo em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversa por meio de uma videochamada no que parece ser um escritório. A gravação, no entanto, acaba supostamente revelando um punhado de cocaína junto a um cartão de crédito sobre a mesa onde o mandatário está sentado. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
“Este é o presidente da Ucrânia fazendo uma Live com os cumpanheiros de partido… mas o quê é isso em cima da mesa?😳🇺🇦👃💥 Zelensky ( Tiririca Ucrâniano ) cheirou alguns trilhos de coca antes deste vídeo… Que Deus proteja o povo ucraniano.”
Legenda de vídeo que circula em grupos de WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem que utiliza um vídeo publicado pelo próprio presidente ucraniano, registrando uma conversa com o empresário Elon Musk. A cocaína foi adicionada à cena por meio de edição.
A gravação original foi publicada na conta de Zelensky no Instagram em 5 de março. “Conversei com Elon Musk. Ele agradeceu a Ucrânia por seu apoio em palavras e ações. Na próxima semana vamos receber outro lote do sistema Starlink [que oferece conexão à internet via satélite] para as cidades destruídas. Também conversamos sobre possíveis projetos espaciais e uma visita à Ucrânia. Mas sobre isso, só depois da guerra”, escreveu o presidente na legenda da postagem.
No vídeo, Zelensky convida Musk para visitar a Ucrânia. “Depois da guerra, você será muito bem-vindo, faço o convite”, diz o presidente. Não há cocaína sobre sua mesa. O empresário responde positivamente ao convite.
Essa informação também foi analisada por veículos de comunicação do exterior, como o TF1 Info, da França, e Al Bawaba, da Jordânia.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital