UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo que mostra público gritando ‘Globolixo’ e ‘Lula ladrão’ na Sapucaí teve áudio editado
25.04.2022 - 13h38
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um grupo de pessoas na arquibancada da Marquês de Sapucaí, sambódromo do Rio de Janeiro, supostamente gritando “Globo lixo” e “Lula Ladrão, teu lugar é na prisão”. A legenda do post sugere que esse coro foi registrado na primeira noite de desfiles das escolas de samba do Rio, na última quarta-feira (20). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
“Marquês de Sapucaí-RJ. Primeira noite de Desfile das Escolas de Samba.
O côro em pêso da galera, é um só: GLOBOLIXO! GLOBOLIXO! E ‘Lula ladrão! Teu lugar é na prisão’!”
Legenda de vídeo publicado no Facebook que até as 10h30 do dia 25 de abril de 2022 tinha 7,3 mil visualizações
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora o vídeo seja autêntico, o áudio foi editado e não corresponde a essa gravação. Na versão original, as pessoas da arquibancada da Marquês de Sapucaí são filmadas fazendo coro em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e não contrário a ele. O áudio com xingamentos à emissora Rede Globo e ao petista foi inserido digitalmente. Os principais registros públicos de manifestações durante os desfiles das escolas de samba na cidade do Rio de Janeiro no último fim de semana mostram que, nas arquibancadas, o público se manifestou contrário ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Já nos camarotes, o público protestou contra Lula
Outra evidência de que o áudio do vídeo viral foi manipulado é que, aos 12 segundos, há uma pequena falha no som. O ruído ambiente muda bruscamente quando, no áudio, as pessoas param de gritar “globolixo” e passam a gritar “Lula ladrão”.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital