UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Fernanda Montenegro não disse que ‘mulher que se respeita' não pode apoiar Bolsonaro
12.05.2022 - 14h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma publicação afirmando que a atriz Fernanda Montenegro teria dito que “uma mulher que se respeita” não poderia “votar e nem apoiar” o presidente Jair Bolsonaro (PL). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:
‘Uma mulher que se respeita, não pode votar e nem apoiar Bolsonaro…’ - Fernanda Montenegro Rainha da TV brasileira
– Texto da imagem que circula no Facebook e tinha mais de 1,3 mil compartilhamentos até as 17h de 10 de maio de 2022
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Não existem registros no Google ou nos principais veículos de imprensa brasileiros de que a atriz Fernanda Montenegro tenha dito que “mulher que se respeita” não poderia votar ou apoiar Bolsonaro. Publicações com fotografias diferentes, mas com a mesma frase escrita atribuída a Montenegro circulam desde, pelo menos, 2018 na internet.
Na época, a atriz disse em sua conta oficial no Instagram que a declaração atribuída a ela na internet "não passa de mais um ato violento de fake news” e que, até aquele momento, não tinha se posicionado politicamente a respeito dos candidatos que estavam disputando a presidência da República em 2018.
A Lupa procurou a produtora de Montenegro, Carmen Mello, mas não teve resposta até a publicação da reportagem. 
Mais recentemente, quando foi eleita para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em novembro de 2021, Montenegro disse à Folha de S.Paulo não querer nem Bolsonaro nem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na presidência. Em março deste ano, ao Globo, ela criticou o governo de Bolsonaro. “Estamos com esse trágico governo, um presidente que faz como símbolo da sua atividade presidencial uma mão ([faz o gesto de Jair Bolsonaro] que é uma arma ou o sexo de um homem”, afirmou.
Esse conteúdo foi verificado, em 2018, pelo Boatos.org, pela revista Veja e também pela IstoÉ.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.01.2025 - 12h54
Economia
Faber-Castell não distribui kits gratuitos de volta às aulas; oferta é golpe

Circula um vídeo que afirma que a Faber-Castell está distribuindo kits escolares gratuitos para quem responder a um quiz, supostamente em comemoração aos 250 anos da marca. É falso. A empresa informou que não promove essa oferta, alertou sobre golpes envolvendo lojas on-line falsas e reforçou que divulga promoções apenas em seus canais oficiais.

Catiane Pereira
21.01.2025 - 14h10
Economia
Golpe no Facebook usa falso leilão da Receita para enganar usuários

Anúncio no Facebook, em uma página chamada “Portal g1”, informa que a Receita Federal abriu oficialmente o leilão anual de smartphones de encomendas abandonadas, esquecidas ou confiscadas. Os interessados devem clicar em um botão “saiba mais”. É falso. Trata-se de um golpe. Quem efetua a compra não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 12h14
Internacional
É falsa imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro

Circula nas redes a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a legenda, o registro foi feito durante a posse de Trump, na segunda-feira (20). É falso, a imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Ítalo Rômany
21.01.2025 - 12h06
Política
É falso que Donald Trump recebeu Michelle Bolsonaro no aeroporto; imagem foi gerada por IA

Homem diz em vídeo que a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, está nos Estados Unidos e foi recebida pelo presidente Donald Trump. Ele exibe uma foto de ambos, que aparentam estar em um aeroporto. É falso. Não há registros na imprensa sobre o suposto encontro. A imagem foi gerada por inteligência artificial (IA).

Maiquel Rosauro
21.01.2025 - 11h18
Internacional
Imagem viral de casa intacta em incêndios em LA foi gerada por IA

Circula nas redes a imagem de uma casa intacta, em meio a outras em chamas, que supostamente resistiu aos incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com a legenda, a residência pertencia a um católico e teria sido poupada graças à estátua de Jesus Cristo. É falso. Imagem tem indícios de uso de IA.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital