UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem capa da Forbes que mostra Lula como bilionário
19.05.2022 - 15h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp um post que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capa da revista Forbes. O título da reportagem diz que a publicação teria "revelado a fortuna bilionária" do petista e que ele seria “um dos [homens] mais ricos do mundo”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
O PAI DOS POBRES É BI: REVISTA FORBES REVELA FORTUNA BILIONÁRIA DE LULA.’UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO’
– Título da reportagem que circula em grupos no WhatsApp e no Facebook
Falso
A imagem analisada pela Lupa é uma montagem e nunca foi publicada pela revista norte-americana Forbes. Ela mistura elementos de diferentes capas reais da publicação e uma fotografia antiga de Lula. Uma busca reversa de imagens no Google mostra que a foto do ex-presidente foi publicada pela primeira vez pela Agência Brasil em julho de 2015. Ela foi registrada pelo fotógrafo José Cruz e não tem relação com a Forbes.

A montagem ainda utiliza partes de diferentes capas da revista norte-americana. Traz um selo do 25º aniversário da Forbes, celebrado em 2012, que apareceu em algumas edições da revista naquele ano. O selo usado na montagem, porém, é diferente do original.
A manipulação digital ainda tem uma frase estampada dizendo que a edição falaria dos 1.426 bilionários que controlam o mundo. Porém, esse número de bilionários só foi registrado em 2013. Em 2012, ano do selo, eram 1.226 bilionários.

O cabeçalho da montagem, com os dizeres “The definitive guide to the richest people on Earth [O guia definitivo sobre as pessoas mais ricas do mundo, em tradução livre], aparece apenas na edição de maio de 2013 – que também não tem menção a Lula.
Além disso, o ex-presidente nunca apareceu entre os bilionários do ranking da revista Forbes. Esse boato é antigo e circula nas redes sociais desde, pelo menos, 2013. Naquela ocasião, a revista publicou um artigo para desmentir essa afirmação. “Embora existam alguns bilionários que são políticos, Lula não é um deles”, declarou a Forbes. Em 2019, quando publicações deste tipo voltaram a circular, a Lupa mostrou que era mentira que Lula apareceu no ranking da revista de 2006.
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital