UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que revista Time não publicou Lula na capa da edição de 23 de maio
19.05.2022 - 12h28
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp um vídeo no qual um homem afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não saiu na capa da Time em maio deste ano. Ele diz que a imagem da publicação que circulou pelas redes sociais é falsa. Ao longo de seis minutos, o autor da gravação apresenta o que seria a capa “verdadeira” da publicação norte-americana, que traz a foto de um oceano congelado e o título “The Cold Truth - Lessons from the Melting Poles” (“A Verdade Fria - Lições do Derretimento dos Polos”, em tradução livre). Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:
LULA SAIU NA CAPA DA TIME MESMO? SAIBA A VERDADE!!
A CAPA DA TIME ORIGINAL NÃO ESTAMPA LULA, NA VERDADE A TIME DISPONILIZA A CAPA COM LULA APENAS PARA QUEM QUER COMPRAR, NÃO FOI A CAPA PUBLICADA E SIM UMA MATÉRIA, PROVAVELMENTE PAGA.
– Título e descrição de vídeo publicado no YouTube e compartilhado no WhatsApp
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Em 4 de maio, a Time adiantou em suas redes sociais (Instagram, Twitter) uma das capas da edição da segunda quinzena de maio. Diferentemente do que informa o vídeo, o ex-presidente Lula figurou, sim, na primeira página da publicação norte-americana. Além da foto, a capa traz como manchete uma entrevista com o político brasileiro e informa a data do dia 23 de maio/30 de maio, correspondente ao período de circulação da versão impressa.

Embora exista, de fato, uma versão da capa da Time que destaca o problema do derretimento das geleiras e uma foto de um oceano congelado com data para a mesma edição, ou seja, 23 de maio/30 de maio, isso não quer dizer que a versão da capa com Lula seja falsa. Em nota,a assessoria de comunicação do veículo explicou que é comum que cada edição tenha mais de uma capa. “A do ‘Lula' Second Act’ [O Segundo Ato de Lula]” é autêntica (...). E aparece na edição impressa de 23 de maio/30 de maio de 2022 da Time”, confirmou, por e-mail. Ainda de acordo com o veículo, a mesma edição apresenta uma imagem de capa separada, "The Cold Truth", que foi impressa em algumas regiões de distribuição.
Vale pontuar que a versão impressa da Time é publicada quinzenalmente.  Essas revistas tanto podem ter diferentes versões de primeira página para uma mesma edição — a exemplo das capas com Lula e sobre as geleiras — , como também apresentam diferentes versões de capa para cada região do mundo (veja Europa, Oriente Médio e África, Ásia e Pacífico Sul).
Conforme explicou a assessoria de comunicação da revista, a escolha das capas para cada edição e a região geográfica onde estão disponíveis é determinada pelos editores da Time. “A capa com Lula foi veiculada nas bancas e enviada para assinantes em regiões dos Estados Unidos”, informou.  
Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital